• Sistemas de abastecimento de água operam com redução de um quarto da vazão total

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 17/set 15:18
    Por Wellington Daniel | Foto: Divulgação

    A Águas do Imperador informou, nessa segunda-feira (16), que os dois principais sistemas de abastecimento da cidade, Mosela e Montevideo, operam com redução de um quarto da vazão total, mesmo com a utilização de três bombas extras nas captações. Segundo a concessionária, estes sistemas são responsáveis pelo abastecimento de 80% da cidade.

    Problemas com estiagem são previstos no Plano Inverno, elaborado pela Defesa Civil. No entanto, até o momento, a Prefeitura não informou quais medidas de contingência serão adotadas em resposta à questão. A previsão, com base em dados do Instituto Nacional de Meteorologia, já era de chuvas abaixo do normal nos meses de julho, agosto e setembro, além de calor ligeiramente acima da média.

    No final de semana, moradores de diversos bairros da cidade informaram falta de água ou quantidade reduzida em regiões como Bingen, Morin, Cascatinha, Quitandinha, Estrada da Saudade e Quissamã. A Águas do Imperador classifica a estiagem como “severa” e diz que impacta diretamente na oferta de água nos mananciais.

    Leia também: Petrópolis sente os efeitos da pior seca da história recente do Brasil

    Segundo a concessionária, em uma estiagem branda, como nos anos anteriores, a utilização das bombas extras faria com que o sistema operasse com pequena variação, sem consequências perceptíveis para os clientes. A situação atual se agravou pelas altas temperaturas e baixa umidade do ar.

    “Como medidas emergenciais, a Águas do Imperador ressalta que intensificou o uso das captações alternativas, bombas extras e de caminhões-pipa, alguns abastecendo as regiões afetadas 24 horas por dia, além de executar medidas técnicas com objetivo de equilibrar a distribuição de água”, diz a nota.

    A empresa orientou que os moradores façam uso consciente da água, priorizado as necessidades essenciais do dia a dia. Em caso de desabastecimento, o consumidor pode entrar em contato com a concessionária.

    Procurada, a Prefeitura não respondeu até a última atualização.

    Canais de contato com a Águas do Imperador:

    Whatsapp: (21) 97211-8064

    Site: www.aguasdoimperador.com.br

    Telefone: 0800 742 0422 (ligações gratuitas de telefones fixos, celulares e longa distância)

    Últimas