• Síria recebe delegação de organização internacional que proíbe uso de armas químicas

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 08/fev 17:33
    Por Estadão

    Beirute, 08/02/2025 – Uma delegação da Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPCW, na sigla em inglês) desembarcou neste sábado, 8, em Damasco para encontrar os novos líderes da Síria, pela primeira vez desde a queda do ex-presidente Bashar Al-Assad. A entidade internacional tem evidências de que o governo Assad utilizou armas químicas durante a guerra civil no país, que durou 14 anos.

    A Síria filiou-se à OPCW em 2013 para evitar a ameaça de bombardeios como resposta a ataques químicos na região de Damasco, enquanto Assad negava que o uso tivesse ocorrido. No ano passado, a organização apontou que o Estado Islâmico utilizou gás mostarda contra habitantes de Marea, cidade próxima a Alepo.

    A delegação da OPCW, que inclui especialistas em armamentos químicos, reuniu-se com o presidente Ahmed al-Sharaa e o ministro das relações exteriores, Asaad Hassan al-Shibani.

    O diretor-geral da OPCW, Fernando Arias, disse em comunicado que as conversas foram “longas, produtivas e bem abertas” e que a visita foi “a primeira para restabelecer um relacionamento de trabalho direto” entre a entidade e a Síria, “depois de 11 anos de estagnação e falta de progresso com as autoridades anteriores”. Fonte: Associated Press.

    Últimas