• SinalPark permanece nas ruas: vereadores recomendam não renovar, mas empresa continuará operando

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 31/08/2021 01:54

    E depois de meses de trabalho, a Comissão Especial da Câmara de Vereadores para avaliar a renovação do contrato da SinalPark chegou à conclusão: a prorrogação por mais uma década, isso cinco anos antes de o contrato vencer, é irregular. O relatório lido em audiência pública ontem em plenário vai ser encaminhado à prefeitura, ao Tribunal de Contas do Estado e ao Ministério Público pedindo anulação da renovação, revisão da concessão e apuração de responsabilidades. CPI ou Comissão Especial tanto faz: o resultado já era previsto.

    Bem que avisamos

    Mas, a gente não vai poder deixar de assinalar que os primeiros a tocar no assunto –  atual legislatura não estava sequer empossada – foram os Partisans que no dia 16 de dezembro cravaram o que estava para ser feito: a renovação do contrato de exploração do estacionamento rotativo cinco anos antes de vencer. Mudaram duas vezes de presidente da CPTrans em menos de 20 dias até que o terceiro nome topasse assinar o famigerado contrato de renovação no dia 29 de dezembro, o que denunciamos no último dia de 2020…

    Taí: em 31 de dezembro a gente noticiava o contrato renovado com a SinalPark.

    Anulação

    Para ter mais tempo de contrato a Sinal Park alegou que com a nova legislação que mudou o sistema de penalidades perdeu receita. Porém, pareceres internos da CPTrans mostraram que não. E mesmo assim o contrato foi prorrogado.  A Comissão, no relatório final, apontou que o contrato renovado deve ser anulado. Mas, só o renovado. O que está em curso continua igual pelo menos por enquanto. A Câmara recomendou que a prefeitura, em seis meses, mude o modelo de concessão e penalidades de estacionamento sem pagamento. E se a prefeitura não o fizer, ameaça ir à justiça.

    Agora, vai!

    Depois de 17 meses de pandemia a Câmara de Vereadores aprovou um projeto de lei determinando que as empresas de ônibus coloquem dispensers com álcool gel nos veículos. Após todo esse período com ônibus abarrotados e terminais idem…

    Devolução

    A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados aprovou proposta que determina a restituição em dobro do auxílio emergencial pago pelo governo durante a pandemia de Covid-19 por quem tenha recebido o benefício de má-fé. Ainda precisa passar por outras comissões e depois votar em plenário.  

    Ainda o reboque

    A CPTrans jura de pés juntos pela mãe mortinha não está verificando documentação atrasada de veículo nem multando por isso. A companhia não tem autoridade que a permita fazer. Então, as multas nestas operações ocorrem quando o Detran está presente. Ou seja: se tiver CPTrans sozinha ela só verifica escapamento adulterado de motos entre outros itens e carros parados irregularmente. Se tiver Detran na operação, aí os documentos são verificados, assim como a PM.

    Desfaz a amizade, gente!

    Quando foi lançada a operação começou com a presença do Detran, mas depois de frustradas as expectativas dos moradores da cidade que esperavam apenas punição para os carros mal estacionados e retiradas de carcaças, a CPTrans tá atuando sozinha. A  não ser quando é convocada pelo Detran nas operações do órgão estadual. Ô, CPTrans, termina essa amizade com o Detran e foca nos carros mal parados.

    Contagem         

    Petrópolis está há 242 dias sem prefeito eleito pelo povo.

    Tá de boa!

    Jorge Barenco, ex-presidente da Câmara de Vereadores, manda o recado: tá vivinho. Ontem, no início da tarde, circulou a informação de sua morte. E teve alvoroço em grupos de redes sociais para confirmar se era o Barenco da política.  Não só tá vivo como está já às voltas com pesquisas eleitorais informais, aquelas que ele faz nas ruas da cidade por conta própria. Sem contar naquela mensagem de ‘bom final de semana” que ele manda todo sábado pelo Whatsapp. No próximo tem.

    Teve até meme da ‘morte’ de Jorge Barenco viralizando nas redes sociais ontem.

    Perda

    Em meio essa turbulência com o nome Jorge Barenco houve, sim, um fato triste na família e uma perda grande não só para os familiares bem como para o empresariado local, em especial na Posse. Faleceu Almir Barenco, proprietário de postos de combustíveis nos distritos. Ele foi sepultado ontem e recebeu homenagens de muitos amigos nas redes sociais. E daqui os Partisans se solidarizam com a família.

    Asfalto à vista

    A gente reclamou aqui sobre a pavimentação de vias como  a Koeler e a Coronel Veiga e Washington Luiz. E tivemos a boa notícia da prefeitura: a Koeler começa a ser asfaltada semana que vem e vai ser feito à noite. Na Washignton Luiz começa em meados de setembro.

    Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

    Últimas