• Silmar Fortes assume a secretaria de Saúde com grandes desafios pela frente

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 02/01/2017 10:00

    “Tem muita gente querendo que o sistema de saúde do município dê certo”, afirmou o futuro secretário municipal de Saúde, o vereador Silmar Fortes (PMDB), que na próxima semana assume o cargo, após se licenciar da Câmara. Desde que seu nome foi anunciado, Silmar se reuniu com o secretário, Ricardo Patulea, com diretores e funcionários de várias unidades de saúde. “Tivemos muitos avanços que precisam ser melhorados, mas há situações que necessitam de uma avaliação. Neste momento, para mim, o mais importante é trabalhar para que todos os setores da secretaria possam se falar, se comunicar e com isso facilitar o serviço dos profissionais e atender melhor a população”, afirmou Fortes.

    Para o futuro secretário, o principal desafio é a própria estrutura orgânica da secretaria, que na sua avaliação precisa ser revista e corrigir o que for necessário, além de definir o perfil das unidades de saúde. “Precisamos ter uma gestão integrada, com os setores se comunicando”, o que na sua avaliação não acontece hoje devido às dificuldades que os setores e diretores têm em dialogar uns com os outros. 

    A implantação do prontuário eletrônico, algo exigido pelo Ministério da Saúde, será um dos muitos desafios, pois no momento o município não está qualificado para receber os recursos federais para este projeto. Silmar Fortes disse que vai buscar os meios para que a Secretaria receba os recursos, pois “se o Ministério quer que os municípios façam o prontuário eletrônico tem que ajudar de alguma forma”. 

    A informatização da rede municipal de saúde é outra meta do novo governo, pois, segundo Fortes, não é possível mais trabalhar sem que as unidades estejam informatizadas. Conforme os dados apurados por ele, um dos avanços foi a Rede de Regulação de Consulta, que está funcionando, mas somente nas unidades onde há internet. “Temos postos de saúde que não têm internet e por isso as pessoas dessas comunidades têm dificuldades em marcar consultas. Precisamos buscar os meios para resolver este problema para que todas as unidades possam ter acesso à rede de regulação de consulta online”.

    Uma das ações da nova gestão da Secretaria de Saúde será a realização de um censo para conhecer quem são, o que fazem e onde estão cada servidor da saúde. “Precisamos conhecer a rede para planejar e definir as políticas públicas de prevenção e por isso vamos cumprir uma das determinações da Conferência Municipal de Saúde, que é ter um setor de planejamento”, afirmou Silmar Fortes, que pretende utilizar os dados da epidemiologia do município para definir as ações de prevenção.. 

    Últimas