• “Shawā”: Performances de Gabriel Saito sobre a migração japonesa em Petrópolis viram filme

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 19/06/2022 15:28
    Por Redação/ Tribuna de Petrópolis

    O ator petropolitano Gabriel Saito lança nesta segunda-feira (20), no Youtube, o filme “Shawã”, que através de performances conta a história da migração japonesa de sua família a Petrópolis. A produção foi feita por meio do Edital de Cultura Presente nas Redes 2, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa. 

    O termo “Shawā” significa banho em japonês. A produção é a criação de uma memória sobre a prematura morte de Massami Saito, uma imigrante japonesa, que conduz seu bisneto a um processo de exumação simbólica através da fusão entre o passado e o presente, investigando as consequências desse misterioso trauma na formação de uma família brasileira-mestiça. E é assim que o ator compartilha com o público as lembranças de algumas gerações da família Saito, que migra do Japão para o Brasil na década de 1930 em busca de condições de sobrevivência e acaba por se fixar em Petrópolis, na região Serrana do Estado do Rio de Janeiro. 

    (Foto: Divulgação)

    A performance do artista reproduz os banhos gelados que sua bisavó Massami tomou até chegar à morte por pneumonia, ao perder a vontade de viver depois de todo o sofrimento da migração, desilusão, exploração, violência e outras barreiras culturais como a língua e a própria saudade do Japão. O processo parte de um programa performativo com uma série de três banhos: na Cachoeira da Ponte Funda, no bairro de Araras, em Petrópolis, onde Massami Saito se banhava em pleno inverno serrano; outro banho público de água gelada em plena praça da Liberdade, no centro da cidade, local de passagem da família Saito e um banho junto a familiares japoneses. 

    (Foto: Divulgação)

    As ações de banhos e a pesquisa a partir dos relatos dos familiares foram totalmente documentadas, servindo de material para o filme-experimento. Esse processo faz parte do encontro de uma potente interlocução ancestral que é parte da pesquisa do projeto “Okama”, uma peça inédita e autoral, na qual o ator intensifica sua pesquisa de teatro, performance e auto-ficção. Apesar de terem sofrido e perdido seus sonhos e planos no Brasil, a família Saito sobrevive e se torna uma família brasileira.

    O filme completo “Shawā” será exibido gratuitamente pelo canal do Projeto “Okama” no YouTube a partir desta segunda-feira, dia 20 de junho, com transmissão ao vivo a partir das 20h e permanecerá em exibição em modo público: https://www.youtube.com/channel/UC1tw8oZGOdt3awD4dbS2jKA .

    Últimas