• Setembro registra menor número de óbitos por Covid-19 desde o início do ano no estado

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 05/10/2021 10:01
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    Com quase 20 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 aplicadas na população, o Estado do Rio de Janeiro registrou, em setembro, o menor número de óbitos provocados pelo coronavírus desde o início deste ano. No último mês, foram contabilizados 2.070 óbitos (média de 517 por semana), 35% a menos do que o registrado em agosto, quando 3.215 óbitos foram notificados e a variante Delta se tornou predominante no estado. Em abril, período de maior mortalidade da doença no estado, foram 7.905 vidas perdidas, 75% a mais do que contabilizado em setembro.

    “A Secretaria de Estado de Saúde identificou indicadores precoces, como atendimentos nas unidades de emergência, muito menores do que os registrados ao longo da pandemia. É um momento de maior tranquilidade, mas que ainda requer colaboração da população, com adesão à campanha de vacinação, que tem se mostrado bastante satisfatória. Hoje, temos mais de 50% dos adultos com o esquema vacinal completo e mais de 90% com a primeira dose. Estamos caminhando para voltar à normalidade aos poucos”, avalia Alexandre Chieppe, secretário estadual de Saúde.

    Entre agosto e setembro, o Estado do Rio de Janeiro teve 6.851.731 de doses aplicadas, iniciou a campanha para adolescentes e autorizou a dose de reforço para idosos e profissionais de saúde.

    “Nosso objetivo com essas medidas é avançar ainda mais com a vacinação. O número de óbitos cai em consequência também de outros fatores, como redução dos casos graves, internações e transmissão do vírus. Tudo isso é conquistado pela ciência e pela vacina”, conclui o secretário.

    Em relação ao número de casos, a queda foi de 83% na comparação entre a semana epidemiológica 33 (período entre 15 e 21 de agosto) com a 37 (de 12 a 18 de setembro).

    Últimas