O mês de setembro é dedicado a ações de prevenção ao suicídio e o município de Petrópolis, por meio da Secretaria de Educação, iniciou a campanha “Viver é da Hora”. O projeto incentiva a adoção de estilo de vida saudável e de promoção da saúde mental por meio de práticas de valorização da vida, de promoção da integração social e discussão sobre temas relacionados à qualidade de vida e prevenção do sofrimento psíquico.
Este ano, a campanha vai incentivar a promoção de talentos, objetivando o desenvolvimento integral dos alunos e alunas, reconhecendo e valorizando a diversidade de habilidades e interesses. Poderão participar estudantes do sétimo ano do Ensino Fundamental com apresentações de canto, dança, poesia, mímica, banda, stand-up, teatro e outras manifestações artísticas. O evento acontece no dia 29.
Sobre a campanha
A campanha Viver é da Hora é desenvolvida pelo Núcleo de Psicologia Escolar da Secretaria de Educação. O Núcleo também realiza durante todo o ano outras ações e projetos para o cuidado da saúde mental das alunas e alunos da rede municipal. Entre eles estão o Fala que eu te escuto, que promove por meio das rodas de conversas a escuta ativa e qualificada dos jovens, levando a reflexão sobre o autoconhecimento e a consciência social.
A primeira edição da campanha aconteceu no ano passado no Parque Municipal em Itaipava.