• Setembro amarelo: casos de suicídio caem, mas Petrópolis está longe de investir correto em saúde mental

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 25/09/2021 02:35

    Os dados são do Instituto de Segurança Pública: houve queda de 5% no número de suicídios no estado do Rio no período pandêmico.  Entre março de 2020 e fevereiro deste ano foram 713 vítimas.  O número é menor do que março de 2019 a fevereiro de 2020.  O tema está em foco em função do Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio e contou com uma audiência pública na Câmara de Vereadores sobre saúde mental. Petrópolis este ano já registrou oito casos. Em 2020 foram 12 e, em 2019, foram 14.  Da audiência ficou de concreto que a cidade ainda está longe de ter uma política pública consistente de saúde mental, uma queixa dos profissionais presentes.

    Psiquiatria

    Mesmo com o anúncio da prefeitura de que este mês inicia a reforma da psiquiatria do Hospital Nelson de Sá Earp, custo de R$ 395 mil, o setor foi classificado na audiência da seguinte forma pelos vereadores: “se fosse na rede pública, a vigilância sanitária já tinha fechado”.  Também faltam na rede leitos, médicos e tratamento contínuo, além de comunicação entre os setores da saúde e ainda outras áreas públicas como Assistência e Educação.

    E a Gilda?

    Sobre a adesão do PSD de Hugo Leal ao governo Hingo Hammes estamos particularmente curiosos com uma pessoa: vereadora Gilda Beatriz, que até então defendia o professor Leandro Azevedo como candidato a prefeito.

    Sozinho

    É bom o professor Leandro Azevedo refletir sobre seu grupo de sustentação. Junior Coruja era seu mais chegado. Agora o vereador abandonou o ‘teacher’ nas palavras dos próprios colegas. O Republicanos de Elias Montes embarcou no governo interino Hingo Hammes e o deputado federal Hugo Leal já apertou a mão de Claudio Castro em torno do nome de HH como seu candidato…

    Dormiu no ponto

    De um Partisans sobre a pernada de Hingo Hammes e Elias Montes no professor: “Leandro Azevedo ficou jogando airsoft e se esqueceu que o alvo era ele”. E do mesmo autor: “faixa preta de judô e leva uma pernada dessas?”.

     E a carruagem elétrica que substituiu as charretes está nas ruas. Iria entrar em operação um pouco antes da pandemia, mas aí a covid atrapalhou tudo. Agora com flexibilização está de volta e neste final de semana os passeios são de graça, uma promoção.

    Mágoas

    O desembarque de Rosane Borsato da Secretaria de Assistência Social não foi amoroso ainda que ela tenha finamente posado para fotos com o sucessor. Hingo Hammes, o interino, além de querer dar a pasta ao Republicanos para compor politicamente não estava satisfeito com a área que era criticada por instituições sobre a aplicação de políticas públicas no setor.  Mas, também consta que Rosane resistiu bravamente a pressões.

    Contagem         

    Petrópolis está há 266 dias sem prefeito eleito pelo povo.

    Agora, vai!

    E dia 30 tem mais uma apresentação do relatório de desempenho quadrimestral da Saúde. Na última teve estresse entre vereadores e o secretário de Saúde, Aloísio Barbosa, sobre os números só chegarem à casa na véspera da sessão. A expectativa é que sejam remetidos antes e que na audiência se debata e cobre o que está deficiente.

    Desilusão

    E a Câmara vai abrir prazo para apresentação de emendas ao orçamento do município de 2022. Vai ser a primeira vez que a atual legislatura irá propor emendas. Longe de jogar um balde de água fria, mas não custa avisar aos vereadores: muitas serão brecadas pelo interino Hingo Hammes.

    Distribuição

    Um leitor da coluna nos provocou: já se falou nos “proprietários” das secretarias de Educação (Yuri Moura), Assistência (Matheus Quintal), Comdep (Dudu), SSOP (Hugo Leal) e CPTrans (Octávio Sampaio), por exemplo. Mas e a Saúde?  Pois é. Continua sendo de Bernardo Rossi, do segundo escalão pra baixo. Mas gente, pega leve. É a última que ele ainda tem.

    Mas e os demais?

    E os leitores e eleitores também querem saber: e os demais vereadores que pastas possuem? Tirando uns cargos pulverizados no governo aqui e ali eles dormiram no ponto e não ficaram com nenhuma das estruturas.

    Sem dados

    E o morador de Petrópolis que já se vacinou não consegue ter o comprovante digital via ConectSUS. E segundo o Ministério da Saúde a falha não é federal. Fica a cargo da prefeitura abastecer os dados.

    É um dos últimos remanescentes no Centro Histórico e fica em frente ao Museu Imperial. Sujo e enferrujado só atrapalha na calçada.

    Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

    Últimas