• Setembro Amarelo: aulões de ginástica gratuitos acontecem neste sábado

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 24/09/2021 09:51
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    Buscando enfatizar a importância dos cuidados com a mente e o corpo por meio das atividades físicas, acontecem neste sábado (25), aulões de ginástica gratuitos nas três unidades da academia Körper – Itaipava, Itamarati e Bingen. A iniciativa faz parte das atividades do Setembro Amarelo, período dedicado aos cuidados com a saúde mental e prevenção ao suicídio.

    “A prática de exercícios pode atuar tanto na prevenção quanto como complemento aos tratamentos médicos ou psicológicos. É muito importante que ameaças de suicídio sejam levadas a sério, desmistificando a ideia de que quem ameaça não faz. Suicídios são evitáveis e o papel de cada um de nós nesse contexto é o de estar atento, fazer o acolhimento destas pessoas, ouvindo o que elas têm pra dizer e tentar fazer o encaminhamento a algum tipo de ajuda profissional”, disse Nathy Merkalldo, profissional de Educação Física e coordenadora de aulas coletivas da Körper.

    Dados da Secretaria de Saúde de Petrópolis revelam que em seis anos (2015 a 2020), 91 pessoas tiraram a própria vida na cidade. Informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), chamam ainda mais atenção: a cada 40 segundos, no ano de 2019, houve um suicídio, sendo considerada a segunda principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos. Doenças como a depressão, transtornos de ansiedade, esquizofrenia e distúrbios por uso de drogas lícitas e ilícitas estão entre as principais causas para o suicídio.

    Com a atual pandemia da covid-19, alguns pesquisadores começaram a notar um alto potencial de suscetibilidade a consequências extremas para a saúde mental, incluindo ideação e tentativas de suicídio. “O suicídio deve ser abordado todos os dias e não deve mais ser tratado como um tabu em nossa sociedade. É preciso ter empatia, conversar, falar, pesquisar, estudar, discutir abertamente sobre isso, pois atitudes como estas podem salvar vidas”, frisou Nathy.

    Grande parte das pessoas acredita que a única forma de tratamento e reversão de um quadro depressivo, por exemplo, são os medicamentos, esquecendo-se da funcionalidade e dos grandes benefícios que a prática de exercícios físicos pode trazer para a vida. A prática regular (diária) de exercícios físicos durante 30 a 40 minutos ajuda a diminuir o nível de estresse e ansiedade. As sessões de treinamento exigem foco na execução das atividades e dos movimentos, o que ajuda a pessoa a desviar a atenção de sentimentos que causam preocupações, estresse e ansiedade.

    “Além disso, a liberação de hormônios que geram bem-estar (serotonina, dopamina, endorfina) ajuda na regulação do sono e do humor. Outros fatores muito relevantes que os exercícios trazem como benefícios são a sociabilização e a interação com outras pessoas, que podem contribuir de forma muito positiva para a saúde mental”, explica a profissional de Educação Física.

    Os aulões de ginástica gratuitos vão acontecer na parte da manhã e após as atividades haverá uma roda de conversa sobre saúde mental. As aulas serão de Step Fit, ritmos, circuito funcional, jump e Bike Indoor. Para participar basta chegar em uma das unidades nos horários programados.

    Veja a programação:

    • Unidade Itamarati – 09h30

    Step Fit e Ritmos – com Alessandro Sheik e Hanna Reynald

    • Unidade Itaipava – 10h

    Circuito Funcional, GAP e abdominal – com Jéssica Fonseca

    • Unidade Bingen – 10h

    Jump e Bike Indoor – com Marcelo Sadock

    Últimas