Sete postos de saúde estão sem a vacina contra a gripe
Sete dos 40 postos de saúde estão sem a vacina contra a gripe. A falta de informações está levando idosos a saírem todos os dias em busca da vacina. Segundo a Prefeitura, as doses esgotaram nos postos da Vila Felipe, Bairro Castrioto, Thouzet, Itamarati, Retiro, Alto da Serra e Morin. O telefone disponibilizado para agendamento da aplicação da dose a pacientes acima de 80 anos também está com problema. Ainda não há previsão de quando chegarão mais doses.
Leia também: Problemas em 0800 dificultam agendamento de visita para vacinação contra a gripe
A corrida aos postos está gerando aglomerações desnecessárias. Na segunda-feira, as doses que chegaram no posto do bairro Castrioto se esgotaram rapidamente. A moradora do Bingen Daniele Santana disse que vem ligando para o posto diariamente e tem recebido a informação de que não há previsão para a chegada de mais doses. Com a mãe de 63 anos e o padastro de 82 em casa, Daniele disse que está preocupada, porque não pode levar o padastro ao drive thru para receber a dose.
“No 0800 recebemos uma mensagem da operadora. O telefone da Secretaria de Saúde ninguém atende. Hoje liguei para o posto e novamente disseram que não tem previsão para a chegada de mais doses. Está sendo uma dificuldade deixar minha mãe e meu padastro em casa. Agora, sem o atendimento, como levo meu padastro, de 82 anos, no drive thru? Vou expor os dois e ainda corro o risco de não ter a vacina lá”, lamenta Daniele.
Segundo a Prefeitura, dos sete carregamentos da vacina que vêm do estado, a segunda leva foi entregue na última quarta-feira (25). Foram 11,9 mil unidades distribuídas entre os postos e drive thru. Segundo o Município, os pacientes acima de 80 anos que forem até o drive thru podem receber a vacina, mas é importante lembrar que o atendimento domiciliar está sendo feito justamente para evitar que os pacientes que se enquadram no grupo de risco se exponham saindo de casa.
Segundo a Prefeitura, o problema no número 0800 está sendo solucionado pela operadora de telefonia responsável pelo serviço, com a instalação de mais quatro números ligados ao troncal do 0800. O município prometeu divulgar ainda hoje os novos números para agendamento.