Sete estados têm 1.100 casos de sarampo confirmados
O Ministério da Saúde divulgou na última terça-feira (7) um novo balanço dos casos de sarampo em todo o país. Até o momento, há 1.100 registros em sete estados – sendo 788 no Amazonas, 281 em Roraima, 14 no Rio de Janeiro, 13 no Rio Grande do Sul, dois no Pará; além de São Paulo e Rondônia que contam com um caso cada. O MS também atualizou as mortes pela doença: já foram confirmados cinco. Quatro delas no estado de Roraima (sendo três em estrangeiros e um em brasileiro) e um óbito no Amazonas (em brasileiro).
Um dos casos registrados no Rio de Janeiro foi de uma estudante de direito, de 21 anos, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ela esteve em Petrópolis no início de junho quando participou dos Jogos Jurídicos. O evento durou quatro dias e reuniu mais de três mil estudantes.
A Secretaria Municipal de Saúde informou, que até o momento, não há registro de nenhum caso suspeito de sarampo na cidade. Ressaltou ainda que o município não registra a doença há 26 anos. Em nota, a secretaria reforçou que todas as unidades básicas de saúde, além das emergências e urgências e hospitais estão em contato constante realizando o monitoramento para rápida atuação em caso de suspeitas.
Na última segunda-feira (6), começou a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo e Poliomielite. Até o momento, já foram aplicadas segundo a Secretaria Municipal de Saúde, 315 doses. O município espera vacinar até o fim da campanha (dia 31), 14 mil crianças.
De acordo com o Ministério da Saúde, no próximo sábado, dia 18, acontecerá o Dia D de mobilização. A meta é vacinar pelo menos 90% das crianças, para diminuir a possibilidade de retorno da pólio e reemergência do sarampo, doenças já eliminadas no Brasil. O MS reforça ainda que todas as crianças entre um ano e menores de cinco devem ser levadas aos postos de vacinação, independente da situação vacinal anterior.