• Sesi tem 160 vagas gratuitas para ensino médio em Petrópolis com formação profissional: saiba como concorrer

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 08/11/2021 15:33
    Por Redação / Tribuna de Petrópolis

    Jovens de Petrópolis, que estejam cursando ou tenham terminado o 9º ano do Ensino Fundamental, podem se candidatar ao processo seletivo de 160 vagas gratuitas para o Novo Ensino Médio da Firjan SESI com Itinerário de Formação Técnica em parceria com a Firjan SENAI. As oportunidades estão distribuídas por todo o estado para aulas em turno integral em 2022. O edital completo está disponível no site da Escola Firjan SESI e as inscrições devem ser realizadas até o dia 15 de novembro.

    No ato de inscrição, os interessados devem fornecer uma autodeclaração de renda familiar per capita bruta de até 1,5 salário mínimo (alguns candidatos são dispensados desta obrigatoriedade – confira detalhes no edital) e apresentar declaração de escolaridade ou certificado de conclusão do 9º ano do Ensino Fundamental. O processo é aberto para a comunidade em geral, com prioridade de vagas para candidatos do 9º ano da Escola Firjan SESI e para dependentes de industriários ou ex-industriários (neste caso, com até três anos de desligamento da empresa até a data de publicação do edital).

    Ao todo são 2.320 vagas gratuitas. Para o interior, serão destinadas 880 oportunidades. Confira:

    • Petrópolis (152 vagas ampla concorrência e 8 vagas PCD);
    • Barra do Piraí (76 vagas ampla concorrência e 4 vagas PCD);
    • Barra Mansa (152 vagas ampla concorrência e 8 vagas PCD);
    • Resende (152 vagas ampla concorrência e 8 vagas PCD);
    • Volta Redonda (76 vagas ampla concorrência e 4 vagas PCD);
    • Três Rios (76 vagas ampla concorrência e 4 vagas PCD);
    • Nova Friburgo (76 vagas ampla concorrência e 4 vagas PCD);
    • Macaé (76 vagas ampla concorrência e 4 vagas PCD).

    Só na região metropolitana serão 1.440 oportunidades nas seguintes unidades:

    • Benfica (152 vagas ampla concorrência e 8 vagas PCD);
    • Jacarepaguá (152 vagas ampla concorrência e 8 vagas PCD);
    • Laranjeiras (152 vagas ampla concorrência e 8 vagas PCD);
    • Maracanã (228 vagas ampla concorrência e 12 vagas PCD);
    • Tijuca (152 vagas ampla concorrência e 8 vagas PCD);
    • Duque de Caxias (152 vagas ampla concorrência e 8 vagas PCD);
    • Nova Iguaçu (76 vagas ampla concorrência e 4 vagas PCD);
    • São Gonçalo (304 vagas ampla concorrência e 16 vagas PCD).

    O início das aulas está previsto para 7 de fevereiro de 2022. Mais informações também podem ser obtidas através do telefone 0800 0231 231.

    Regina Malta, gerente geral de Educação da Firjan SENAI SESI, destaca que a proposta da instituição é investir na formação de jovens com a perspectiva de futuro, com uma educação de qualidade, voltada para o desenvolvimento humano e tecnológico sustentável coerente com os desafios do século XXI. “A Escola Firjan SESI reforça sua proposta de formação integral, com o Novo Ensino Médio com itinerário de Formação Técnica em parceria com a Firjan SENAI, agregando a perspectiva das Áreas de Conhecimento, da Criatividade e das Tecnologias, para preparar os jovens para os desafios da cidadania, do trabalho, da inovação e da continuidade de estudos”.

    Como fazer

    O edital completo está disponível no site da Escola Firjan SESI. As inscrições serão feitas até o dia 15 de novembro apenas pelo site da escola e os candidatos têm que anexar os documentos no momento da mesma.

    Cada documento anexado deve ter no máximo 1MB em formato pdf, bmp, jpeg ou jpg:

    • carteira de identidade e CPF;

    • declaração de escolaridade ou da declaração de conclusão do 9º ano do Ensino Fundamental;

    • autodeclaração de renda (exceto casos justificáveis – de acordo com o edital, que requerem, também documentação específica);

    • comprovante de dependência de industriário ou ex-industriário com vínculo até três anos antes da data de publicação do edital.

    Os locais de prova serão divulgados (on-line) às 13h do dia 26 de novembro. As provas serão aplicadas presencialmente no dia 4 de dezembro, das 10h às 13h. A avaliação será composta por 50 questões objetivas de múltipla escolha, contemplando conteúdos de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas dos Anos Finais do Ensino Fundamental.

    Formação técnica

    Em sintonia com a nova legislação, o Novo Ensino Médio da Firjan SESI agrega à formação geral, ancorada na Base Nacional Comum Curricular, um itinerário de formação técnica em parceria com a Firjan SENAI, com diferentes possibilidades em cada escola. Além disso, o alunos complementaram sua formação com 2 itinerários de área de conhecimento a serem escolhidos a cada ano (linguagem, matemática, ciências da natureza ou ciências humanas), e o Itinerário Inovação, com opção de aulas de robótica para desenvolvimento científico, ou de arte/maker, com foco no desenvolvimento da criatividade a partir da arte contemporânea, além de oficinas extraclasse, incorporando mais cultura na educação básica.

    A perspectiva é aprofundar a utilização de metodologias ativas, a pesquisa, a tecnologia e os projetos a partir de desafios reais, e enfatizar cada vez mais o protagonismo dos alunos na realização de suas escolhas com base em seus projetos de vida, desejos e potenciais.

    A proposta do programa inclui, portanto, a Base Nacional Comum Curricular referente à formação geral, com 2.400 horas; o Itinerário V, referente à formação técnica, com 1.200 horas; e ainda, no mínimo, 600 horas de Itinerários de Áreas de Conhecimento e de Inovação, totalizando 4.200 horas. O horário será integral e ainda haverá aulas aos sábados.

    O Itinerário de Formação Técnica em cada escola irá oferecer ao menos duas opções, conforme sua vocação regional (conferir no edital a oferta de cada escola): Informática, Redes de Computadores, Desenvolvimento de Sistemas, Automação Industrial, Mecatrônica, Internet das Coisas, Mecânica, Manutenção Automotiva, Eletrotécnica, Eletroeletrônica, Design Gráfico, Multimídia, Programação de Jogos Digitais, Produção de Áudio e Vídeo, Computação Gráfica, Alimentos, Confeitaria, Edificações, Energias Renováveis, Logística, Planejamento e Controle de Produção e Segurança do Trabalho.

    Últimas