• Sesc RJ lança edital que destinará R$ 36 milhões para projetos culturais

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 20/fev 10:50
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis I Foto: Lorena Zschaber

    O Sesc RJ lançou a 5ª edição do Edital Sesc RJ Pulsar, uma das principais iniciativas de fomento à cultura no estado. Com um investimento de R$ 36 milhões, a iniciativa financiará projetos que irão compor a programação cultural de 2026 da instituição. As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas até o dia 10 de março, através do site do Sesc Rio.

    Os recursos serão distribuídos entre atrações de sete linguagens artísticas: Teatro, Música, Literatura, Dança, Circo, Audiovisual e Artes Visuais. Cada linguagem tem um caderno exclusivo que orientará os proponentes, de forma específica, na inscrição dos projetos.

    Entre as novidades desta edição estão a inclusão de uma nova categoria na área de literatura, voltada para a criação de obras de não ficção, e outra na área musical, cuja categoria antes destinada às rodas de samba foi ampliada. Em literatura, o objetivo é fomentar a produção de livros inéditos neste gênero, elaborados por autores(as) brasileiros(as) ou estrangeiros(as) residentes no Brasil. As obras deverão dialogar com temas relacionados às artes, cultura, Arte Educação e outras áreas do saber como antropologia, sociologia e arquitetura, entre outros. Na área musical, a categoria de rodas de samba foi expandida, contemplando agora também projetos de forró e choro, valorizando manifestações genuinamente brasileiras.

     “O Edital Sesc RJ Pulsar foi criado num momento de emergência, quando a sociedade do Rio precisou socorrer a classe artística naquele momento delicado da pandemia. Ao longo dos últimos anos, nossa decisão se mostrou muito acertada, porque a cada edição somos surpreendidos com a qualidade, a abrangência e pluralidade da programação. Quem ganha é o público do estado do Rio, com uma grande oferta de atividades culturais nas nossas unidade e em espaços públicos dos municípios”, explica Antonio Florencio de Queiroz Junior, presidente do Sesc RJ.

    Leia outras notícias sobre Petrópolis e região:

    Últimas