Servidores do LNCC protestam contra corte de verbas para pesquisa
Professores e alunos da unidade de Petrópolis do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) protestaram na manhã desta terça-feira (10) em frente ao prédio da instituição, no Quitandinha, contra o corte de verbas para o financiamento de bolsas de pesquisa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Conselho nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
A manifestação ocorre em resposta ao anúncio, feito pelo governo federal, no início deste mês, do corte de mais de 5600 bolsas de pós-graduação que seriam ofertadas pelo Capes. Além disso, de acordo com a proposta orçamentária do governo federal para 2020, o CNPq perderá 87% da verba destinada a custear insumos, equipamentos e outros materiais de trabalho necessários para o desenvolvimento de pesquisas. Em julho, o órgão já havia suspendido, até o próximo dia 30 de setembro, a segunda fase de um processo de seleção de bolsistas por falta de recursos.
De acordo com os organizadores da manifestação em Petrópolis, cerca de 100 pesquisadores da cidade serão afetados pelos cortes.