• Servidor municipal terá 4,3% de reajuste a partir de 1º de julho

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 17/07/2019 16:57

    Os servidores municipais terão um reajuste salarial de 4,3%, segundo acordo firmado entre as entidades que representam os trabalhadores e a Prefeitura. Para Osvaldo Magalhães, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Petrópolis (Sisep), o percentual de reajuste é um grande avanço, “principalmente porque a maioria dos municípios do Estado não está com o pagamento em dia e nem dando reajuste neste valor”. O projeto de reajuste dos servidores foi encaminhado para a Câmara Municipal e os vereadores devem se reunir em sessão extraordinária a ser marcada para votar a matéria. Os novos valores devem entrar em vigor de forma retroativa, a partir de 1º de julho.

    Leia também: Prefeitura convoca chamamento público para o “Metrô de Petrópolis”

    “O percentual ainda está abaixo do que gostaríamos, mas é o máximo possível neste momento para cumprirmos o compromisso que temos desde o primeiro dia de governo, que é manter em dia o pagamento dos salários. Importante destacar que o reajuste vem se somar a outras ações que já estão em andamento no governo, como os enquadramentos, regularização de férias, liberação do FGTS, que está retido na Caixa desde 1986, elaboração do PCCS da Comdep, entre outras ações”, disse o prefeito Bernardo Rossi. 

    Osvaldo Magalhães disse que o percentual não é o desejado, mais foi o possível conquistar frente aos problemas econômicos que o país ainda enfrenta, que resultaram na queda de receita do Município nos últimos dois anos. O presidente do Sisep citou como exemplo o Governo do Estado, que está com o reajuste dos servidores congelado há quatro anos. Segundo ele, em outros municípios, o atraso do salário tem sido um grande problema para os servidores. 

    Leia também: Prefeitura endurece cobrança a devedores e já articula reedição do Fique em Dia

    O primeiro índice pedido pelo Sindicato foi de 11%. No entanto, desde a apresentação da pauta, o Sisep negociou para chegar a um percentual possível, para que os servidores não ficassem sem reajuste este ano. A diretoria do Sisep destacou outros ganhos para os servidores, como a conquista de direitos trabalhistas passados e que começaram a ser pagos este ano. Houve também as incorporações de abono para a Guarda Civil, regularização de férias e enquadramentos do PCCS da Educação, progressão funcional aos servidores da Saúde, aposentadorias e adequação da previdência dos servidores. 

    Osvaldo Magalhães chamou atenção que, pela primeira vez, uma comissão foi criada para discutir o Plano de Cargos, Carreiras e Salário (PCCS) dos funcionários da Comdep. “Esta era uma reivindicação antiga e que, agora, vem se tornando rea-lidade para os trabalhadores da companhia”, comentou o presidente do Sindicato. Ele destacou também o início do processo de capacitação da Guarda Civil, uma reivindicação antiga e que estava na pauta de negociação, para que os guardas de Petrópolis fossem integrados ao Estatuto Nacional das Guardas. Com esta capacitação, que será feita e orientada pelo Polícia Federal, os guardas civis estarão preparados para atuar no policiamento preventivo. Osvaldo Magalhães disse que isto já vem ocorrendo e a capacitação vai aumentar sua capacidade de atuação. 

    Últimas