
Servidor da prefeitura viaja para Finlândia para curso sobre o radar meteorológico banda X
Na última sexta-feira (21), o eletrotécnico Marcelo Sies, servidor de carreira da Prefeitura de Petrópolis, viajou para a cidade de Helsinki, capital da Finlândia, na Europa, para um curso de manutenção do radar meteorológico banda X da empresa finlandesa Vaisala. O equipamento, adquirido recentemente pelo município, vai ajudar na prevenção de tragédias socioambientais.
“Além de trazer conhecimento na operação diária do equipamento, a viagem do Marcelo é também um reconhecimento de um servidor que se dedica há mais de duas décadas ao serviço público em Petrópolis. Tenho a certeza de que o conhecimento que ele vai trazer vai ser fundamental para que a gente esteja cada vez mais capacitado em lidar com eventos climáticos extremos na cidade”, destacou o prefeito Hingo Hammes.
O curso tem duração de uma semana. Para o servidor da prefeitura é uma oportunidade de contribuir com as ações de prevenção das chuvas na cidade.
“É um grande desafio, mas sempre tive essa fome por aprendizado. E eu, como sou cidadão petropolitano, sei que estou trazendo conhecimento para ajudar a nossa cidade. Esse equipamento vai ajudar a prevenir essas tragédias”, disse Marcelo
Radar Banda X
O radar meteorológico WRS400 na Banda X, com dupla polarização da Vaisala, é uma solução de monitoramento meteorológico. Entre as principais finalidades estão o monitoramento hidrológico e composição de sistemas de alerta.
“O radar trabalha numa área de até 150km de raio, com alta sensibilidade e tem uma aplicação mais adequada para o monitoramento que é feito pela Defesa Civil. Ele permite a análise em diversas altitudes e distâncias dentro do seu raio, contribuindo para as previsões de curto prazo, auxiliando a Defesa Civil nas tomadas de ações e decisões em Petrópolis”, explica o secretário de Proteção e Defesa Civil, Guilherme Moraes.
Leia mais notícias de Petrópolis e região: