Serratec e Senac abrem vagas para turma de Residência em TIC voltada para a área de análise de dados
Estão abertas as inscrições para o novo ciclo do Programa de Residência em TIC do Serratec, o Parque Tecnológico da Região Serrana do Rio de Janeiro. São oferecidas 24 vagas para a turma, que contará com aulas presenciais de segunda a sexta-feira, no período noturno, no Senac Petrópolis, além de aulas online aos sábados pela manhã.
O programa é gratuito e as inscrições podem ser feitas até o dia 26 de novembro. Não é exigido conhecimento prévio em tecnologia, mas os candidatos devem ter concluído o ensino médio e ter, no mínimo, 18 anos até o final do curso, que terá duração de oito meses. O programa dará prioridade a pessoas com diversidades funcionais (deficiências ou neurodiversidade), pessoas pretas, mulheres e ex-alunos de escolas públicas. As aulas terão início em janeiro e irão até agosto, totalizando 650 horas de capacitação nas áreas de tecnologia e análise de dados. Os participantes também terão a oportunidade de desenvolver habilidades digitais, trabalhar com ferramentas de inteligência artificial, Excel avançado e Power BI, além de aprimorar soft skills valorizadas no setor de tecnologia.
Esta é a segunda turma formada em parceria entre o Serratec e o Senac. O objetivo do programa é oferecer oportunidades para quem deseja ingressar no mercado de tecnologia, apoiando o surgimento de novos profissionais e estimulando o empreendedorismo. O projeto também busca fomentar o primeiro emprego, especialmente para jovens, e fortalecer o arranjo produtivo regional com profissionais qualificados, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico da Região Serrana.
A Residência em TIC
O Programa de Residência em TIC do Serratec é uma imersão tecnológica ágil, gratuita e de alto impacto socioeconômico na Região Serrana do Rio de Janeiro. Em seus cinco anos de existência, mais de mil pessoas foram qualificadas, com uma taxa de contratação imediata superior a 50%. Cicilia Paraquett, coordenadora dos Programas de Qualificação do Serratec, destaca alguns pontos de sucesso do Programa.
“O que temos colhido dessa experiência é que [o programa] tem feito a diferença, tem transformado vidas, não apenas dos residentes, mas também das suas famílias. A integração entre a iniciativa privada, o poder público, as instituições de ensino e pesquisa são fundamentais para o sucesso da iniciativa. Outro diferencial está em não focar apenas no conhecimento técnico, mas também garantir o desenvolvimento das soft skills, tendo as pessoas no centro do processo de aprendizagem”, ressalta.
O programa visa preparar profissionais para o setor de tecnologia, combinando teoria e prática, com foco em linguagens de programação e outras competências digitais. Além disso, os alunos desenvolvem habilidades interpessoais e comportamentais, fundamentais para o crescimento profissional.
O edital e o link para as inscrições podem ser encontrados no site do Serratec.