Serratec Business tem edição especial no Dia Internacional da Mulher
O evento aproveita a data para conversar com os empresários da Região Serrana do Rio sobre a presença das mulheres na tecnologia e no empreendedorismo
A edição de março do Serratec Business acontece nesta quarta-feira (08), Dia Internacional da Mulher, das 9h às 11h30, no auditório do Serratec, no Quitandinha. Nesta data significativa, o tema será direcionado para a presença das mulheres na tecnologia e no empreendedorismo. Além disso, algumas das empresas associadas ao Serratec apresentarão pitches de soluções corporativas, como de costume. O Serratec Business é um encontro da comunidade de empresários, de mulheres empreendedoras e interessados na área de TI da Região Serrana do Rio, que promove networking e educação executiva para acelerar negócios.
A programação começa com um café da manhã e a abertura será feita pelo presidente do Serratec, Guilherme da Motta Alves. Na sequência, será inaugurada a exposição permanente “Passado e futuro unidos pelo conhecimento: uma caminhada pelo desenvolvimento tecnológico em Petrópolis”, que tem a curadoria da jornalista Carolina Freitas e foi idealizada por Daniela Klemperer, VP de Finanças do Serratec.
“Construímos a narrativa de uma história que evidencia os ativos que contribuíram para a atual vocação da região para o crescimento de empresas de base tecnológica, desenvolvimento de pessoas qualificadas, incubação e aceleração de startups em um ecossistema de inovação” ressalta Daniela. A exposição está contextualizada em fatos e fotos, apresentando a jornada sólida na qual foi construída toda a história da tecnologia na Região Serrana do Rio.
No auditório, dando sequência ao evento, os participantes poderão assistir a dois pitches de empresas associadas ao Serratec. O primeiro pitch será apresentado por Daniela Klemperer, CEO da empresa KTEC e Vice-presidente de finanças do Serratec, e o segundo por Thais Ferreira, CEO da empresa TIC Social. As palestras para a educação corporativa também terão as mulheres como tema. O SEBRAE apresenta “Os desafios e oportunidades do empreendedorismo feminino”; Ivana Beltrão, Head of Development da LATAM-Global Corporate Venture Capital, fala sobre “As mulheres e o mercado de venture capital” e Ellis Andriotti, Naturopata e Consultora do Bem-Estar Empresarial, conversa sobre “Como montar uma rotina que impacta a vida de uma empresária de sucesso”. Depois dos pitches, palestras e interações, os participantes terão a oportunidade de conectar interesses e trocar ideias.
As inscrições para a edição de março do Serratec Business são gratuitas e podem ser feitas através do link http://bit.ly/serratecbusinessmulher
Sobre a Exposição Permanente
No ano de 2022 o Serratec se propôs a transformar um dos corredores do prédio de sua sede, em Petrópolis, em uma exposição permanente acerca do desenvolvimento tecnológico em Petrópolis. Foram realizadas pesquisas junto ao acervo institucional, consultas ao arquivo histórico municipal e sessões de entrevista com diferentes profissionais que contribuíram para o cenário tecnológico na região.
Com base nas informações reunidas, construiu-se a exposição intitulada “Passado e futuro unidos pelo conhecimento: uma caminhada pelo desenvolvimento tecnológico em Petrópolis”.
“É um convite à valorização de uma história que propaga, em rede, o conhecimento e a inovação como formas de desenvolvimento sustentável. O projeto reflete a proposta do Serratec – Parque Tecnológico da Região Serrana do Rio, que conecta pessoas e negócios para o crescimento da região”, destaca a jornalista e curadora da exposição, Carolina Freitas.
Sobre o Serratec
O Serratec é uma instituição privada, sem fins lucrativos e de interesse público. Principal indutor de negócios em TI do interior do estado do Rio de Janeiro, o Serratec é também o maior Parque Tecnológico do interior fluminense, abrangendo as cidades de Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo e Areal.
Liderado pelo setor empresarial, o Serratec conta em sua governança com um conselho consultivo, cuja a presidência é do LNCC – Laboratório Nacional de Computação Científica, composto também por universidades, centros de pesquisa, instituições governamentais e agências de fomento, com foco no desenvolvimento do arranjo produtivo do setor de Tecnologia da Informação (TI) da Região Serrana do estado do Rio de Janeiro.
Os pilares estruturantes do Serratec são a qualificação profissional na área de tecnologia, a geração de novos negócios para empresas e a inovação aberta. Atualmente, o setor de tecnologia da região reúne 400 empresas, fatura mais de R$ 1,1 milhão e gera cerca de cinco mil postos de trabalho, desenvolvendo projetos estratégicos em tecnologia no Brasil e no exterior.