• Serratec abre inscrições para nova trilha da Residência em TIC

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • Programa é gratuito e voltado para pessoas das áreas de Exatas

    12/set 09:00
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis | Foto: Divulgação

    Até o dia 15 de outubro, estão abertas as inscrições para a nova trilha do programa de Residência em TIC Serratec/Brisa STEM. Exclusivo para graduandos, graduados e formados em cursos técnicos nas áreas de Exatas, o programa é gratuito e os selecionados receberão uma bolsa mensal de R$1.260,00 e equipamentos emprestados para o desenvolvimento dos projetos.

    A residência será dividida em duas fases. A primeira, em ensino à distância (EaD), terá início em 1º de novembro de 2024, com duração de dois meses e oferta de 250 vagas. A segunda fase, destinada aos 50 estudantes que melhor se saírem na fase 1, será prática e contará com o desenvolvimento de projetos reais trazidos por empresas parceiras do Serratec. Esta etapa acontecerá de forma híbrida, com duração de seis meses e início em fevereiro de 2025.

    O programa tem como prioridade moradores de Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo, Areal ou em um raio de até 30 km desses municípios. Há cotas para pessoas pretas e pardas, com diversidade funcional, neurodiversas (PCDs), mulheres e pessoas acima de 45 anos. O objetivo é oferecer oportunidades para quem deseja ingressar no setor de tecnologia, promover o primeiro emprego, estimular o empreendedorismo e apoiar o desenvolvimento socioeconômico da região.

    Residência em TIC

    A Residência em TIC do Serratec é um programa de imersão tecnológica gratuito, focado em impacto socioeconômico na Região Serrana. Em cinco anos, mais de 1.000 pessoas já foram qualificadas, com índice de contratação superior a 50%. Cicilia Paraquett, coordenadora dos Programas de Qualificação do Serratec, destaca a transformação proporcionada pelo programa: “Ele tem feito a diferença, não só na vida dos residentes, mas também de suas famílias. A integração entre iniciativa privada, poder público e instituições de ensino é fundamental para o sucesso.”

    A iniciativa é uma parceria entre o Serratec – Parque Tecnológico da Região Serrana, a BRISA – Sociedade para o Desenvolvimento da Tecnologia da Informação, com apoio da SOFTEX – Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro, e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O programa conta com recursos da Lei nº 8.248, de 23 de outubro de 1991, no âmbito dos Programas e Projetos Prioritários de Informática (PPI) e do Programa MCTI Futuro.

    Sobre o Serratec

    O Serratec é uma instituição privada de ciência e tecnologia, sem fins lucrativos, que atua no fomento de negócios em TI na Região Serrana do Rio de Janeiro. Criado em junho de 2019, o parque tecnológico desenvolve projetos estratégicos no Brasil e no exterior, reunindo mais de 400 empresas e gerando cerca de cinco mil postos de trabalho.

    Sobre a Brisa

    A BRISA é uma organização com mais de 30 anos de experiência em soluções tecnológicas, desenvolvendo projetos de PD&I no âmbito da Lei de Informática. Credenciada pelo MCTI, a BRISA tem unidades em Brasília, Salvador e São Paulo, e atua no desenvolvimento de software multiplataforma.

    Mais informações e inscrições podem ser encontradas no Instagram @serratecoficial ou no site https://serratec.org/residencia-stem/.

    Últimas