• Serratec abre inscrições para formação profissional gratuita em Tecnologia da Informação

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 30/05/2022 15:02
    Por Redação/ Tribuna de Petrópolis

    Estão abertas as inscrições para o Programa de Residência em Tecnologia da Informação do Serratec – Parque Tecnológico da Região Serrana. O programa é gratuito e as inscrições vão até 16 de junho, pelo site http://serratec.org/residencia. São 130 vagas destinadas, preferencialmente, aos moradores de Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo e Areal. As aulas são online e ao vivo, começam em agosto e vão até dezembro, no total de 720 horas.

    Os candidatos não precisam de conhecimento prévio em tecnologia, mas é preciso ter concluído o ensino médio; a idade mínima é de 17 anos (tendo que completar 18 anos até dezembro de 2022) e sem idade máxima – mas é fundamental compromisso e dedicação, já que a jornada é intensa. Pessoas com deficiência, pessoas negras, mulheres e quem estudou em escola pública terão prioridade.

    O presidente do Serratec, Guilherme Motta Alves, destaca o caráter transformador da iniciativa. “Esse é um programa de transformação porque tem permitido que pessoas que possivelmente não teriam acesso ao mercado de tecnologia, ou pelo menos teriam diversos empecilhos, possam efetivamente ter uma oportunidade de ingressar nesse que é um dos mercados que mais cresce no mundo. É também um programa de transformação porque tem ajudado as empresas a terem pessoas qualificadas em TI, e assim poderem crescer e também entregar seus projetos ao mercado”, destaca.

    O impacto que o Programa de Residência vem trazendo para a região é positivo. São mais de 480 pessoas formadas, mais de 15 milhões de reais em moeda circulante proveniente do pagamento de salários às pessoas que já se formaram e foram contratadas. O índice de contratação supera os 70% e a taxa de permanência dessas pessoas no mercado de tecnologia é próximo de 100%.

    Sobre o Programa

    O programa de imersão tecnológica é direcionado para preparar profissionais no desenvolvimento de software e aumentar a oferta de trabalhadores qualificados na área de tecnologia. Assim, em parceria com a Firjan SENAI, Sinditec, universidades, organizações governamentais e empresas de TI da região, o curso alia conhecimento teórico e prático, para o aprendizado de linguagens de programação e desenvolvimento full stack (web e mobile). O residente também participa de experiências reais de projetos das empresas parceiras/investidoras, com tutores, mentores e problemas reais a serem resolvidos.

    Além do conhecimento nas tecnologias abordadas, os residentes terão oportunidade de aprofundar e desenvolver soft skills, que são habilidades comportamentais e competências interpessoais fundamentais para o desenvolvimento profissional.

    O programa também irá contribuir para a criação e desenvolvimento de produtos, oferecendo oportunidades para a geração de inteligência de software e para o fomento de capital humano capaz de surfar na onda da revolução 4.0.

    Últimas