• Serra Serata: aberta ontem, programação vai até domingo

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 19/09/2018 13:20

    Uma benção e o brinde do vinho deram as boas-vindas à Serra Serata, aberta oficialmente na noite desta terça-feira (18), no Palácio de Cristal. A Festa Italiana, que nasceu com o objetivo de homenagear os mais de 115 mil descendentes que vivem hoje na Cidade Imperial, vai até domingo (23), com gastronomia típica, danças folclóricas, apresentações musicais, teatro, entre outras atrações. O prefeito Bernardo Rossi abriu o evento, lembrando a importância da mão de obra italiana para o desenvolvimento do município.

    “Eu tenho um grande orgulho da Serra Serata. Anos atrás, eu recebi uma homenagem por ser de descendência italiana e, ali, eu e o meu vice, Baninho, enquanto vereadores, abraçamos a causa e hoje estamos aqui. É muito importante nossa cidade cultuar, relembrar nossos antepassados, nossa origem. É para o futuro da nossa cidade. Estamos sim em um evento turístico, importante, no calendário turístico, mas é muito importante valorizar e enaltecer essa cultura”, destaca o prefeito.

    A solenidade de abertura também contou com a presença da presidente da Casa D’Italia Anita Garibaldi, Graça Vescovini, que realiza o evento em parceria com a prefeitura, através da Turispetro e do Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE). Segundo ela, a Serra Serata já está enraizada no calendário do município.

    “É com prazer que mais uma vez Petrópolis celebra e comemora a presença em suas terras de uma cultura tão importante quanto a italiana, representada pelos imigrantes que escolheram essa cidade para formarem suas famílias. Damos inicio hoje à nona edição da Serra Serata, enriquecendo cada vez mais as tradições petropolitanas”, frisa.

    Durante seis dias, o Palácio de Cristal se transforma em uma verdadeira “piazza italiana”, onde acontecem shows, como da italiana Mafalda Minnozzi; do cantor Renato Gabbiani, com suas interpretações de canções italianas; Tributo a Laura Pausini, com Cristiano Gavioli e Bebel Nunes, entre outros. Além de danças folclóricas, teatro, palestra, entre outras atrações. Nesta terça-feira, quem encantou o público na abertura do evento foi o Coral Municipal, com canções como “Va pensiero – da Ópera “Nabuco””, de Giuseppe Verdi e “Bonzorno Madonna”, Antonio Scandello, ambos compositores italianos.

    “Abrimos mais uma festa do nosso calendário oficial de eventos, que tem sido um sucesso durante todo o ano. A Serra Serata, mais uma vez, vem homenagear a cultura dos imigrantes italianos, que nos deixaram fortes tradições, mantidas até hoje na cidade, como na gastronomia”, frisa o diretor-presidente do IMCE, Leonardo Randolfo.

    A expectativa é de que a festa também atraia visitantes a cidade. “Com o Palácio de Cristal movimentado, os turistas, principalmente de cidades próximas, como do Rio, sobem a Serra e ajudam a movimentar nossa economia. Este ano, todas as empresas que arremataram as barracas de alimentação são petropolitanas, o que vai ajudar ainda mais a economia da cidade”, completa Marcelo Valente, secretário da Turispetro.

    A abertura da festa também contou com a presença de secretários municipais, além da banda do 32º Batalhão de Infantaria Leve, que tocou os hinos do Brasil e da Itália.

    Últimas