• Serra Serata 2023 será aberta nesta quinta (05) celebrando a colônia italiana da cidade

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • Programação em restaurantes, oficinas gastronômicas e shows até o dia 15

    30/09/2023 08:54
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    A Serra Serata 2023 vai ser aberta na quinta-feira (05) com um formato diferente em sua 14ª edição. A celebração da colônia italiana na cidade segue até o dia 15 em bares, restaurantes, delicatessens e cafeterias com cardápios especiais. Também serão realizadas oficinas gastronômicas e uma programação cultural com shows, baile e apresentação de banda e orquestra.  O evento, que este ano tem o tema “La Festa di Tutti”, ganhou um complemento e agora será “A festa de todos, por toda a cidade” por sua característica de ser sido ‘pulverizada’ por vários ambientes.  A abertura será no dia 05, às 19h30, com um jantar de adesão no Restaurante Luigi.

    Realizada pela Casa D’Itália Anita Garibaldi, com apoio de instituições e empresas, o evento festeja a colônia italiana que começou a se estabelecer a partir de 1845 na cidade e teve papel importante para formar a Petrópolis que é hoje. “A Serra Serata, que já celebrou 13 edições memoráveis, é uma festa que pertence a toda a cidade. Contamos com o apoio valioso de diversas entidades para tornar esta celebração possível. A alegria, característica marcante da cultura italiana vai tornar essa edição especial”, afirma Graça Vescovini, presidente da entidade.

    Já são 22 os estabelecimentos que fazem parte da festa oferecendo pratos e preços especiais. Tem festival de nhoque, torta com gelato, lasanha, tagliatelle, fetucine, pizza e todas as tradicionais massas em receitas diferenciadas e tradicionais desenvolvidas para o Serra Serata. A relação dos participantes está nas redes sociais em @casaditaliapetropolis.

    Para aqueles que desejam aprimorar suas habilidades culinárias, a Serra Serata 2023 oferece uma empolgante programação de oficinas. No dia 14 de outubro, às 13h, o Shopping Arcádia será palco da oficina Pasta Alla Teodósia, conduzida pelos talentosos chefs Maria Cristina e Adriana Marchese. Além disso, no mesmo dia, às 17h, no Hipershopping, os participantes terão a oportunidade de aprender com o renomado chef d’Tarso e sous chef Cátia Oliveira em uma oficina com a receita do Gnocchi a la Serra Serata.

    A programação cultural começa no dia 08, às 15h, no Palácio de Cristal, que será o cenário de um animado Baile Geração Prateada, uma celebração dedicada à geração mais experiente, com apoio da prefeitura. No dia 14 de outubro, às 19h, no Pátio Bar, a festa inclui show imperdível do grupo Concreto Humano cantando Renato Russo e as canções italianas imortalizadas na voz do ídolo.  Já no dia 15, às 16h, o Hipershopping receberá a Orquestra da Ação Social pela Música do Brasil, sob a regência do maestro Raphael Macedo, com o concerto “Viva Itália e seus cantares”.

    “A Serra Serata tem um significado cultural profundo e o impulso econômico da festa nas atividades turísticas é uma consequência natural da celebração da colônia italiana de Petrópolis”, afirma o presidente do Petrópolis Convention & Visitors Bureau, Samir el Ghaoui.

    Toda a programação está disponível nas redes sociais  da Casa d’Itália (@casaditaliapetropolis) e também das entidades que apoiam o evento: Petrópolis Convention (@visitepetrópolis), Rua 16 de Março (@rua16demarco) e Rua Teresa (@ruateresaoficial).

    Serra Serata celebra imigrantes italianos que começaram a chegar à cidade em 1845

    Os italianos tiveram uma participação significativa na história de Petrópolis, contribuindo para a formação da cidade e influenciando diversos aspectos de sua cultura e sociedade. A primeira italiana  a chegar à cidade foi a imperatriz Teresa Cristina Maria, natural de Nápoles. A imigração italiana em Petrópolis aconteceu entre o final do século XIX e o início do século XX, se concentrando no Cascatinha e no Alto da Serra. Os imigrantes chegavam em busca de oportunidade de trabalho e formaram a principal mão-de-obra para as indústrias têxteis da época. Em Cascatinha, sede da Companhia Petropolitana de Tecidos, que data de 1873, os italianos respondiam por cerca de 40% da população local.

    As tradições que foram legadas pelos italianos incluem a influência da fé católica, que enriqueceu nossa cultura com festas e devoção em bairros italianos. Os jogos de bocha, que até recentemente eram praticados na Praça de Cascatinha, são um exemplo vivo dessa herança. Além disso, a gastronomia italiana desempenha um papel de destaque, com suas tradicionais massas preparadas com receitas caseiras que são transmitidas de geração em geração.

    Dentro desse contexto, a Serra Serata desempenha um papel fundamental ao nos proporcionar uma oportunidade de relembrar a presença marcante dos italianos em nossa história e destacar a importância desse povo na consolidação urbana de nossa estimada Cidade Imperial. A celebração da Serra Serata é um tributo à rica herança italiana que continua a enriquecer nossa comunidade e a nos conectar com nossas raízes históricas.

    Programação cultural

    05/10 – 19h30 – Jantar de abertura (adesão)

    Ristorante Luigi

    08/10 – 15h – Palácio de Cristal

    Baile Geração Prateada

    14/10 – 19h – Pátio Bar

    Festa de encerramento – show da banda Concreto Humano com repertório de músicas italianas eternizadas por Renato Russo

    15/10– 16h – Hipershopping

    Orquestra da Ação Social pela Música do Brasil, sob a regência do maestro Raphael Macedo, com o concerto “Viva Itália e seus cantares”.

    Programação de oficinas

    14/10 – 13h – Shopping Arcádia

    Oficina Pasta Alla Teodósia

    Chefs Maria Cristina e Adriana Marchese

    14/10 – 17h – Hipershopping

    Chef d’Tarso e Sous Chef Cátia Oliveira

    Oficina Gnocchi a la Serra Serata

    Últimas