• Série de podcasts homenageia mulheres que representam setor de cultura em Petrópolis

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 02/03/2021 15:50
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    As vivências e obras de mulheres que atuam com arte em Petrópolis é o que pretende mostrar o projeto “Mulheres que trabalham com cultura: histórias de si”, que será lançado no próximo dia 8 de março. Por cinco dias, até o dia 12/3 o público poderá conferir os registros que serão veiculados como programas de rádio, em podcasts, no Instagram, Facebook e Youtube da Xdaquestão Produções. Os programas, apresentados por Giulia de Araújo, ficarão disponíveis para acesso ao público.

    Ao todo, serão exibidos cinco programas, que vão contar com a participação de diversas personalidades de diferentes frentes artísticas. Idealizado pela doutoranda em Literatura, Drica Madeira, o objetivo do projeto é valorizar o trabalho feminino, realizado no segmento artístico e questionar os poucos espaços em que a mulher é inserida em meio às produções em âmbitos regionais e nacionais. O trabalho será lançado como homenagem ao Dia Internacional da Mulher, dia 8, quando será veiculado o primeiro episódio.

    “A ideia é criar uma rede de mulheres que estejam interessadas em descortinar quem somos, aonde estamos e em que áreas atuamos e por quais motivos. Tudo isso em uma tentativa de garantir a representatividade necessária de grupos subalternizados, tais como, nós mulheres, mas no conjunto da nossa diversidade, negras, com deficiência, lésbicas, trans, bissexuais, periféricas entre outras consideradas minorias políticas mas, certamente, produtoras de conteúdo desde os tempos mais remotos. A invisibilidade mata a potência da diversidade dos seres viventes e dessa forma pretende-se tornar maior a visibilidade mínima necessária para a construção de um conhecimento que contemple a todas, todos e todes”, explica a idealizadora do projeto, Drica Madeira.

    O formato para a apresentação do projeto, em podcast, visa seguir a tendência cada vez maior, do uso de plataformas digitais para a disseminação de conteúdos. “Cada mulher gravou de sua casa, em seu celular e assim conseguimos enviar para edição e reprodução posterior na rede mundial de computadores e nas rádios locais. Cabe ressaltar que o compromisso é contar como vivem nossas artistas, mas falar também de como viveram aquelas que já não estão entre nós”, explica Drica.

    O primeiro podcast vai contar com a participação das atrizes Letícia Laranja e Luísa Alves, com o tema “Agora eu era atriz”. Na sequência, a artista plástica Gabi Poke é a convidada no programa intitulado “Eu nunca tive pressa pra ver flor abrir”. “Segue o Som”, que é o terceiro programa será com as musicistas Dominique Rabello e Tainara Claudino. O projeto traz ainda “O novo sempre vem” com Stephanie Carvalho e Thais Silva, além de “O Clube do caderninho”, falando sobre literatura com Anna dos Santos e Nathalia Rinaldi.

    A veiculação do projeto será realizada pelas plataformas digitais da Xdaquestão Produções no Facebook, no Instagram e ainda através do Youtube Xdaquestão Produções.

    Programação de veiculação dos podcasts, que ocorrerá sempre às 10h:

    Dia 08/03 – Agora eu era atriz – Letícia Laranja e Luisa Alves
    Dia 09/03 – Eu nunca tive pressa pra ver flor abrir – Gabi Poke
    Dia 10/03 – Segue o som – Dominique Rabello e Tainara Claudino
    Dia 11/03 – O novo sempre vem – Stephanie Carvalho e Thais Silva
    Dia 12/03 – O Clube do caderninho – Anna dos Santos e Nathalia Rinaldi

    Últimas