• Série Dark em Petrópolis? Testes da Covid-19 comprados em junho foram usados em abril

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 03/07/2020 00:01

    Dark 1

    Ué? Mas no dia 14 de abril o prefeito Bernardo Rossi não anunciou – veja no  link –  que já tinham chegado 500 dos 4 mil testes da Covid-19 que a prefeitura havia comprado com recursos próprios?  Mas, a compra só foi feita dia 08 de maio, processo 15.901/20 com dispensa de licitação colocada no portal de transparência.  Porém, as notas fiscais de compra enviadas aos ministérios públicos estadual e federal, são datadas dos dias 20 de maio e 12 e 16 de junho.  E mesmo assim são 3 mil testes no total.

    Dark 2

    Vendo as  dispensas de licitações sobre a compra dos testes da Covid-19 publicadas no portal da transparência, o material enviado à imprensa  e o que a Prefeitura tem enviado aos ministérios públicos, Partisans se sentem como se estivessem assistindo à série Dark, do Netflix, aquela que os personagens viajam no tempo.  Representantes dos MPs já estão maratonando a série para poder se preparar para a próxima arguição à prefeitura.  Vão querer saber como os testes comprados em junho foram usados em abril e como mil testes se perderam nesta viagem no tempo.

    Estrada 1

    Tanto o Ministério da Infraestrutura quanto a  Agência Nacional de Transportes Terrestres descartaram uma prorrogação de contrato da Concer, que administra a BR-040.  O contrato com a Concer termina em abril e uma nova licitação não está ainda marcada. Mas, nem o ministério nem a ANTT deram uma solução para administrar a via no período.

    Estrada 2

    E as perguntas são muitas: Talvez um contrato emergencial com alguma empresa? Ou talvez a administração por conta do Dnit? O pedágio vai ser cobrado? Sendo, será no mesmo valor? Ministério e ANTT precisam com urgência esclarecer as questões.

    Campanha

    A campanha eleitoral, com a mudança do calendário, começa dia 26 de setembro. E permanecem os 45 dias de campanha contra os três meses como era anteriormente. Será mais uma campanha, como dizem, frenética, sem descanso para os candidatos. Isso se tiver condições de irem às ruas.  Pela internet serão apenas muitas lives.

    Devagar

    A reforma do telhado do Centro de Cultura Raul de Leoni subiu no telhado (perdão, mas não resistimos ao trocadilho).  A intervenção, de R$ 221 mil iniciou em março e deveria terminar dia 06 de junho. Mas, não tá concluída, não.

    A Prefeitura apagou as logomarcas – por causa do período eleitoral – da placa. Assim, a gente pode observar melhor o prazo de conclusão que não foi cumprido.

    Sem plateia

    Prefeitos estão meio enrolados para entregar obras neste período de pandemia, Com o isolamento social entregam as obras pra ninguém, ou seja, apenas virtualmente. Aquele calor humano das inaugurações, a claque, os apoiadores… isso tudo não acontece e deixa tudo bem chocho.

    Com plateia

    Por outro lado, tem uma forte tendência de os candidatos burlarem o distanciamento social tal e como o prefeito de Caxias, Washington Reis.  E aí cabe a pergunta: se estivermos ainda em distanciamento, a Justiça Eleitoral também vai fiscalizar isso?

    Ah, esses pré-candidatos 1

    O ex-secretário de Defesa Civil, Paulo Renato anunciou ontem, “oficialmente”, que é pré-candidato a vereador. De acordo com o DataPartisans é a 1.235ª vez que ele faz este anúncio. Só este ano.

    Ah, esses pré-candidatos 2

    Partisans estão fazendo um ranking das melhores postagens dos pré-candidatos. Disputam o primeiro lugar Paulo Renato e Fred Procópio. Fred vem postando fotos plantando árvores desde 1920. É uma recordação a cada meia hora nas redes sociais.

    Saúde Coletiva

    A produção científica em Petrópolis é tema do artigo sobre Síndrome de Sturge-Weber: A importância do cuidado integral na assistência ao adolescente portador, capa da atual edição da Revista Saúde Coletiva. O artigo foi elaborado por enfermeiros e alunos de enfermagem do Centro Universitário Arthur de Sá Earp- Unifase, que atuaram no Ambulatório Escola.

    Lívia da Silva Firmino, coordenadora do Estágio Supervisionado em Rede Ambulatorial da Unifase, e Simone Fátima de Azevedo, enfermeira e preceptora do Módulo de Enfermagem do Adolescente no Ambulatório Escola da Unifase, coordenaram artigo publicado na Revista Saúde Coletiva. 

     

     

     

    Últimas