Serasa Experian e Cecafé firmam parceria para utilização de plataforma de dados
O Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) firmou parceria com a Serasa Experian para a utilização de uma plataforma que pretende trazer proteção adicional aos contratos futuros e a termo da commodity. Segundo comunicado das duas entidades, as informações incluídas na plataforma, que será operada exclusivamente pela Serasa Experian, serão fornecidas por associados do Cecafé que aderirem ao projeto, atendendo, de maneira rigorosa, a legislação pátria, especialmente a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), quando aplicável.
O diretor-geral do Cecafé, Marcos Matos, disse na nota que “a plataforma, desenvolvida em total conformidade com as legislações vigentes de proteção de dados, de defesa da concorrência e de proteção de crédito, pretende reduzir a assimetria de informações e dar mais segurança ao instrumento de mercado futuro, buscando gerar inteligência mercadológica para uma melhor gestão de riscos nas tomadas de decisões, gerando benefícios a todos os segmentos da cadeia produtiva”.
O Cecafé e a Serasa Experian destacam que a iniciativa trará mais equilíbrio à saúde financeira do mercado. Conforme o comunicado, com vendedores e compradores honrando os compromissos firmados, cria-se um cenário positivo que possibilita que os produtores permaneçam realizando “barter” – troca de café por insumos ou maquinários – e tendo acesso aos créditos diversos, como do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé) e das demais linhas de financiamento, inclusive de forma antecipada.