Sepe convoca greve nas escolas municipais
Profissionais da rede municipal de educação, farão hoje a partir das 13h, uma paralisação, com concentração em frente a Câmara Municipal, seguindo Prefeitura, quando vão cobrar a redução da carga horária de 40h para 30h e um 1/3 de carga horária para planejamento docente, assim como a reposição de perdas salariais. A manifestação foi convocada pelo Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe), devido as dificuldades na negociação com o governo municipal.
O movimento foi decidido durante assembleia realizada na última semana. O projeto de lei que reduz a carga horária de profissionais de apoio para 30 horas está parado desde junho na Câ- mara Municipal. Em maio, a Prefeitura chegou a tentar fazer a mudança por meio de um decreto assinado pelo prefeito Bernardo Rossi, mas o Ministério Público Estadual considerou a medida irregular, alegando que a implantação deveria passar por análise e votação na Câmara. A redução da carga horária é uma promessa de campanha do prefeito e beneficiaria 1,8 mil profissionais.
No fim de junho, a Prefeitura revogou o decreto e desde então o projeto está tramitando na Câmara Municipal. Além disso, a redução da carga horária também causou impasse entre as diretoras das unidades. Elas alegam que não há pessoal suficiente para atender a demanda. Outro ponto abordado pelos profissionais é a implantação do 1/3 da carga horária de planejamento para os professores.