Senadores democratas pedem que Fed corte juros em 75 pb nos EUA, em carta enviada a Powell
Três senadores democratas dos Estados Unidos pediram que o Federal Reserve (Fed) corte as taxas de juros em 75 pontos-base (pb) na decisão desta quarta-feira, em carta enviada nesta segunda-feira, 16, ao presidente do BC norte-americano, Jerome Powell. O documento é assinado pela senadora Elizabeth Warren e pelos senadores Sheldon Whitehouse e John Hickenlooper.
“Há meses, pedimos que o Fed corte as taxas de juros”, afirmam os senadores na carta, alegando que o nível restritivo da política monetária não está “endereçando efetivamente” os catalisadores da inflação – como custos de moradias.
As autoridades dos EUA acrescentam que “claramente” chegou a hora de reduzir as taxas, diante da desaceleração dos preços e de dados indicando o arrefecimento o emprego no país.
Os senadores temem que o Federal Reserve esteja atrás da curva para iniciar o relaxamento da política monetária, o que justificaria um início mais agressivo dos cortes, baixando a taxa dos Fed funds para o nível de 4,5% a 4,75% em setembro. “Se o Fed for muito cauteloso, colocará nossa economia desnecessariamente rumo à recessão”, concluem.