Seminário virtual da Firjan explica processo para embalagens, eletroeletrônicos e óleo lubrificante

25/jun 18:23
Por Redação / Tribuna de Petrópolis

A logística reversa pós-consumo é um processo que consiste no retorno, após o consumo, de determinados bens à sua cadeia de produção. A instauração desse sistema é obrigatória para fabricantes e comerciantes de diversos produtos, previstos na Política Nacional de Resíduos, de 2010. Para esclarecer como construir parcerias, operacionalizar o retorno desses resíduos e destiná-los ao local correto, a Firjan realiza seminário virtual em 30 de junho às 15h. A participação é gratuita e a transmissão será feita pelo link https://bit.ly/3zKX14L.

No evento serão abordadas três importantes cadeias logísticas: embalagens em geral, eletroeletrônicos e embalagens de óleo lubrificante e como as empresas que atuam nelas devem fazer para retornar seus produtos e destiná-los corretamente para a reciclagem. “A logística reversa é obrigatória por lei, o não cumprimento dessas questões pode gerar penalidades, no entanto, muitas empresas não fazem ideia de como proceder e, por isso, vamos mostrar os caminhos que devem ser seguidos” explica Carolina Zoccoli, especialista em Meio Ambiente da Firjan.

Voltado para os municípios do interior do estado, o evento também abordará como organizações locais e prefeituras vêm estabelecendo parcerias para a ampliação da recuperação dos resíduos pós-consumo gerados pela população.

Confira a programação:

15h – Abertura
15h10 – Visão geral sobre logística reversa e logística reversa de embalagens em geral
Carolina Zoccoli, especialista em Meio Ambiente da Firjan

15h40 – Logística reversa de eletroeletrônicos: operacionalização
Henrique Mendes, gerente de Sustentabilidade da Abinee

16h10 – Logística reversa de embalagens de óleo lubrificante: experiência e fatores de sucesso
Ezio Antunes, diretor-executivo do Instituto Jogue Limpo

16h30 – Palavra dos gestores públicos: importância do olhar local e parcerias
Alice Hagge, secretária de Meio Ambiente de Areal e representante da Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente (Anamma)
Representante da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS)

17h – Encerramento

Últimas