• Seminário sobre os 80 anos do Museu Imperial

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 27/02/2020 19:53

    Como parte das comemorações dos 80 anos do Museu Imperial, nos dias 30 e 31 de março, das 19h às 21h, acontecerá, no Cineteatro da instituição, o seminário “80 Anos de Criação do Museu Imperial: Contextos”, com curadoria de Alessandra Bettencourt Figueiredo Fraguas e Leandro Garcia Rodrigues, ambos da Área de Pesquisa do Museu. O evento é gratuito e tem como público-alvo museólogos, historiadores, cientistas sociais, turismólogos, educadores, graduandos e pós-graduandos nas áreas de interesse, profissionais ligados a atividades museológicas e guias de turismo.

    Na ocasião serão propostas duas mesas-redondas com o objetivo de debater o cenário político-cultural que levou à idealização de um museu do Império, sediado no Palácio de Petrópolis.

    No dia 30 de março, a mesa-redonda terá como tema o contexto político, onde às 19h Luciana Pessanha Fagundes, Doutora em História e Bens Culturais, proferirá a palestra “Memórias da realeza nos dilemas da república brasileira: releituras de D. Pedro II e seu reinado (1889-1943)”. Posteriormente, Maria de Fátima Moraes Argon da Matta, historiadora, arquivista do Museu Imperial (1980-2018), Presidente do Instituto Histórico de Petrópolis e membro efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Rio de Janeiro, abordará o tema “O centenário de nascimento de D. Pedro II: memória e legado”.

    Já no dia 31 será discutido o contexto cultural. Às 19h, Helena Maria Bomeny Garchet, Doutora em Sociologia, Professora Titular de Sociologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, fará a conferência “Uma política para o patrimônio na gestão Gustavo Capanema (1934-1945)”. Em seguida, Myrian Sepúlveda dos Santos, Doutora em Sociologia, Professora Titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, proferirá palestra intitulada “Museu Imperial: A Construção do Império pela República”.

    O evento é gratuito. As inscrições serão realizadas online de 2 a 20 de março de 2020 através deste link. Serão disponibilizadas 130 vagas.

    Últimas