• Semana Santa deve movimentar o turismo de Petrópolis

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 07/03/2018 16:40

    A Semana Santa, um dos feriados de maior movimento em Petrópolis, pode chegar a 80% na ocupação da rede hoteleira do Centro Histórico e distritos entre os dias 30 de março a 1° de abril. Os feriados da Paixão de Cristo e Páscoa estão entre os maiores momentos religiosos do Brasil, e, na Cidade Imperial, além das já conhecidas celebrações de fé, como as promovidas pela Catedral São Pedro de Alcântara, por exemplo, o turista ainda conta com outras opções, como a Festa do Chocolate, no Palácio de Cristal, de 28 de março a 8 de abril.

    Em todo país, segundo dados do Ministério do Turismo, o período vai impulsionar 3,4 milhões de viagens domésticas e atrair 230 mil turistas internacionais ao Brasil. Para Petrópolis, o feriado é considerado um dos melhores para o turismo. No ano passado, a taxa de ocupação dos hotéis e pousadas do Centro Histórico, por exemplo, chegou a 77,8%. A meta este ano é superar o número de 2017 incluindo novas atrações para o visitante, o que também beneficiará o morador da cidade.

    “Este ano teremos a Festa do Chocolate, dentro de um dos atrativos mais visitados pelos turistas, que é o Palácio de Cristal. Além do turismo religioso, com mais de cem capelas e igrejas pela cidade, Petrópolis ainda vai oferecer mais esta opção, com atividades tanto voltadas para os adultos, quanto para as crianças. Teremos oficinas de chocolate e atrações musicais durante todos os dias de festa”, explica a diretora de turismo e eventos da Turispetro, Camila Thees.

    A Festa do Chocolate é um dos eventos disponíveis no Calendário Nacional de Eventos, desenvolvido pelo Ministério do Turismo com o intuito de fornecer informações mais detalhadas sobre as festas mais importantes de todo o país, o que deverá atrair ainda mais visitantes para a cidade. A festa vem sendo divulgada pelo MTur como uma opção de turismo gastronômico no período para quem deseja curtir o feriado de outra forma. Falando em delícias da Páscoa, os polos gastronômicos da cidade também estarão de portas abertas no feriadão, com pratos feitos especialmente para a celebração. Petrópolis conta com opções para todos os bolsos e gostos.

    Mas o roteiro de fé também não será deixado de lado em Petrópolis. A Catedral São Pedro de Alcântara começa as celebrações especiais da Semana Santa com a Santa Ceia, às 19h30, na quinta-feira (29). No feriado da Paixão de Cristo (30) tem Celebração da Paixão a partir de 15h, com procissão logo após. E no sábado missa às 19h30. No domingo, a igreja segue a programação normal.

    Em toda cidade, são mais de cem capelas e igrejas que contam, através de sua arquitetura e ornamentos, parte da história da Cidade Imperial. Sua maioria, dos séculos XVIII e XIX, fica aberta á visitação e também conta com celebrações especiais para o período.


    Últimas