• Semana ‘Mulheres no Processo Literário’ acontece entre os dias 04 e 08 de março na Biblioteca Gabriela Mistral

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • Por Aghata Paredes

    A Semana ‘Mulheres no Processo Literário’, promovida pela Biblioteca Central Municipal Gabriela Mistral, em parceria com o Instituto Municipal de Cultura e a Prefeitura de Petrópolis, será realizada entre os dias 04 a 08 de março, às 14h. Na ocasião, serão apresentadas palestras e rodas de conversas com algumas das mulheres de destaque na cena cultural da cidade. 

    Na segunda-feira (04), a palestra inaugural intitulada “Petrópolis sob as lentes de Carolina Freitas: os bastidores do projeto de resgate e valorização da memória petropolitana” marcará o início das atividades. Carolina Freitas, jornalista, pesquisadora e escritora petropolitana, conduzirá os participantes por processos importantes de sua trajetória literária, culminando na publicação de seus livros “Petrópolis: o comércio de ontem, a saudade de hoje”, volumes I e II, desde as pesquisas no Arquivo Histórico Municipal até a adaptação do projeto para formatos dinâmicos. 

    “Tenho lembranças da época de adolescência de idas minhas ao Arquivo para desenvolver trabalhos escolares, então é muito gratificante ver como esse mesmo ambiente hoje preserva pesquisas e reportagens minhas, servindo de referência para outros jovens e pesquisadores.”, destaca a petropolitana. 

    Foto: Divulgação

    Na terça-feira (05), Andrea Viviana Taubman, escritora, tradutora e contadora de histórias, conduzirá a palestra “Não me toca, seu boboca!” abordando a aplicação da literatura na prevenção e combate ao abuso infantil. Uma atividade direcionada exclusivamente ao público adulto.

    Foto: Reprodução

    O destaque do terceiro dia (06), será a roda de conversa sobre o “Projeto Leia Mulheres Petrópolis”. A iniciativa, que procura estimular a produção, o consumo e o debate de livros de autoria feminina, ganhou formato virtual durante a pandemia, permitindo a participação de pessoas de todo o Brasil e até mesmo fora do país.

    “O mundo da literatura, bem como das artes em geral, não pode se declarar fora do regramento do patriarcado. Quando olhamos para os números oficiais, logo percebemos que as mulheres têm uma produção menor, recebem menos prêmios, ocupam menos espaço nas exposições, mas é possível observar que um movimento intenso de transformação vem ocorrendo nos últimos anos. Caminhamos para um lugar de expressão privilegiada de uma subjetividade em dissidência.”, ressalta Drica Madeira, uma das mediadoras do projeto.

    Na quinta (07), Catarina Maul, escritora, editora e produtora cultural, receberá o público com a palestra “A política social e o feminismo na poesia de Catarina Maul”. A roda de conversa crítica, acompanhada por declamações de poesias autorais, abordará temas relevantes para o universo feminino. “Eu acho legal falar de amor, de coisas bonitas, da natureza, de dias felizes, mas quero, já que posso, usar minha voz literária para atingir espaços profundos das feridas sociais.”, destaca.

    Foto: Divulgação

    A semana será encerrada na sexta-feira (08), Dia Internacional da Mulher, com a palestra “Carreira em foco: desafios e realizações” de Maria de Fátima Moraes Argon, Arquivista e Historiadora.

    O evento acontecerá na Biblioteca Municipal Gabriela Mistral (Praça Visconde de Mauá, 305 – Centro), no Centro de Cultura, com entrada gratuita.

    Últimas