• Semana do Livro Vivo na Casa da Educação Visconde de Mauá

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 17/04/2017 16:35

    Para comemorar o Dia Mundial do Livro, celebrado em 23 de abril, uma programação cultural extensa foi montada. É a Semana do Livro Vivo, que vai ocorrer de 24 a 28 de abril, das 8h às 20h30, na Casa da Educação Visconde de Mauá. O evento será aberto à comunidade e vai contar com a participação de alunos da rede municipal de Educação. Eles poderão participar de rodas de conversas com escritores, prestigiar uma apresentação de teatro, música, contação de história e sarau poético e até da inauguração da Biblioteca Mauá.

    “A Casa da Educação é um espaço de aprendizado permanente. Todos os eventos que exaltam a diversidade cultural contarão com a participação da rede municipal de Educação. Nosso objetivo é fazer com que os alunos participem ativamente das atividades lúdicas, focando no desenvolvimento criativo e pedagógico”, explica o secretário de Educação, Anderson Juliano.

    Na segunda-feira (24.04), às 14h, ocorrerá a abertura oficial do evento com a inauguração da Biblioteca, da sala multiuso e da galeria do primeiro piso, que no evento estará expondo ilustrações de livros dos artistas Rodrigo Santana CB, Sunk e Lucia São Thiago.

    Já na terça-feira (25.04), a programação será inteiramente voltada para as crianças, com contação de histórias às 9h com apresentação de Alaíde Guedes e, às 14h, com Mary de Paulla. As atividades serão dirigidas para público de 4 a 9 anos.

    Também na terça-feira, às 18h, ocorrerá um bate papo com a comunicadora (rádio e TV), Silvana Coelho, com a conversa sobre seu livro “Sozinha ou mal acompanhada? Você decide”.

    Na quarta-feira (26.04), 9h, ocorrerá uma roda de conversa com professores de língua portuguesa e literatura com o escritor, pesquisador, professor e fundador da Academia Petropolitana de Poesias Raul de Leoni, hoje Academia Brasileira de Poesia – Casa de Raul de Leoni, Paulo César Santos. O autor editou o livro Poetas Petropolitanos – Uma saudade. Cada escola de segundo segmento do Ensino Fundamental receberá, em doação, um exemplar do livro.

    Nesse mesmo dia, às 14h, a poesia ganha uma nova abordagem no evento, através da Oficina de Experimentação do Poema, do escritor, artesão e poeta Matheus Mineiro, residente em Viçosa (MG). Uma segunda edição da oficina vai ocorrer na quinta-feira (27.04), às 9h. A atividade é voltada para público jovem, de 12 a 18 anos.

    Ainda na quarta-feira, às 19h, a escritora Roseni Kurányi realizará uma roda de conversa com alunos do terceiro turno, falando da importância de ler e escrever Literatura. A autora petropolitana possui vários livros publicados na Alemanha.

    Já na quinta-feira (27.04), a diretora da Casa da Educação Visconde de Mauá, Catarina Maul, lança, apresenta e autografa seu novo livro de poesias, o quinto publicado, Semáforos Poéticos. O evento prosseguirá com Sarau Poético coordenado pelo Segmento Literário do Conselho Municipal de Cultura e presença de vários escritores.

    Na sexta-feira (28.04), a programação contará com um momento lúdico e poético, voltado ao público de 8 aos 16 anos, com a apresentação às 10h e às 14h, do espetáculo “Contando e cantando os sonhos de Dumont”, que traz, na íntegra, o texto do livro de mesmo nome, indicado ao prêmio Maestro Guerra Peixe de Cultura – 2016, de Catarina Maul.

    O encerramento se dará em evento fechado para a Secretaria de Educação e diretores de escolas municipais, com apresentação musical comentada do ator, músico, apresentador de TV, diretor, Marco Aureh, sobre a composição da trilha sonora do espetáculo O Pequeno Príncipe, de sua autoria.

    “Com certeza, toda iniciativa que, nos tempos atuais de excessivo uso das tecnologias, aproxime crianças, jovens e até adultos dos livros, é positiva. Durante toda a história do conhecimento, os livros guardam informações e a identidade de um povo. Os HDs queimam, os objetos de arquivamento de dados são modificados, mas o livro sempre está lá, nas estantes, nos guardados, nas bibliotecas para serem desvendados. Como formadores de público, não podemos deixar cair em desuso”, disse Catarina Maul.

    O evento tem apoio da Bem Cultural Editora. Os autores da editora participarão de da feira de livros que vai ocorrer durante toda a Semana do Livro Vivo. Toda a programação é gratuita e o agendamento de visitas dos alunos das escolas poderá ser feito através do telefone 2246-8677. A Casa da Educação Visconde de Mauá fica na Rua Barão do Rio Branco, nº 03.





    Últimas