• Semana da Moda da Rua Teresa entra para calendário oficial

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 10/08/2021 02:00

    Foi aprovada em primeira e segunda discussão, em regime de urgência, pela Câmara de Vereadores, a Semana da Moda da Rua Teresa. Ela deve acontecer anualmente na segunda quinzena de agosto, a partir do dia 22, preferencialmente. O objetivo é incentivar, promover e divulgar o polo, promover cursos, palestras e seminários para profissionais e técnicos de confecções, concursos de novos talentos, desfiles abertos ao público e exposição de coleções.  O projeto de Fred Procópio e Gilda Beatriz agora vai à sanção do prefeito interino.  

    Pauta animal

    A pauta da reunião de hoje do Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais vai focar em dois assuntos polêmicos: acumuladores de animais e a doação de animais e forma inadequada nas praças, calçadas e lojas de ração da cidade.

    100%?

    Uma leitora nos perguntou quem, na prefeitura, é responsável pelos horários de ônibus e a falta deles, melhor dizer.  Lá na Rua Rio de Janeiro, no Quitandinha, suprimiram os ônibus porque os veículos foram direcionados para o Independência “pois lá eles quebram tudo se não tiver”, diz a leitora.

    Para anotar e cobrar

    Essa semana, depois que for assinado, vai estar valendo contrato com a Vasconcelos e Santos para a iluminação pública. Isso depois de quase dois meses de a empresa atual, que perdeu a licitação, ter reduzido o ritmo e haver muitos pedidos de troca de lâmpadas. A prefeitura promete que, com três turnos, a manutenção será 24 horas por dia e haverá equipes de plantão nos fins de semana. 

    Essa não deu

    Pelo menos já alivia para os vereadores. Nas últimas semanas eles estavam sendo bombardeados com a operação tartaruga da empresa Vitória Luz que, vencida na licitação, não estava mais providenciando consertos.  E os vereadores não estavam conseguindo colocar na conta do governo passado…

    Em solenidade no sábado, a Câmara de Vereadores recepcionou os membros da Academia Petropolitana de Letras para comemorar seus 99 anos e o início do ano jubilar de seu centenário. A sessão solene contou com a presença dos vereadores Domingos Protetor e Mauro Peralta; o prefeito interino Hingo Hammes e autoridades como Dom Gregório Paixão, bispo diocesano de Petrópolis; Charles Rossi, diretor presidente do Instituto Municipal de Cultura e Dom Pedro Carlos de Orleans e Bragança, representando a Família Imperial.

    Atraso

    Uma coisa o vereador Maurinho Branco disse com exatidão. A política partidária também atrapalha. Em 2013 o deputado Julio Lopes, a seu pedido, mandou emenda de R$ 5 milhões para asfaltar a Joaquim Agante Moço (atrás do Parque de Exposições) e Vista Alegre, em Araras, mas o governo Bomtempo ignorou porque Maurinho era oposição.  Depois de oito anos a Agante Moço está sendo, finalmente asfaltada, com verba de financiamento e a Vista Alegre continua sem a pavimentação.

    Águas vão rolar

    Nos idos de 2017 o vereador Marcelo Lessa, na ocasião suplente, apresentou um projeto de lei obrigando a concessionária Águas do Imperador a consertar manilhas e tudo o mais nas redes pluviais principalmente quando são feitas intervenções pela concessionária. Essa conta era deixada para a prefeitura. A Câmara aprovou, Bernardo Rossi vetou e a Câmara derrubou o veto promulgando a lei. Daí veio o vereador Dudu e apresentou novo projeto revogando o anterior o que acabou acontecendo.

    Mea culpa

    Agora Dudu quer que um novo projeto, também de Lessa, em trâmite, seja votado com celeridade. “É a chance de me desculpar com a população por este erro que cometi”, disse ele. E foi além: “a empresa tem lucro de R$ 11 milhões por mês e está abusando dessa cidade.”

    Contagem         

    Petrópolis está há 221 dias sem prefeito eleito pelo povo.

    Não vacinados

    Nos Estados Unidos mais de 99% das mortes, atualmente, pela covid são de não vacinados. Em Petrópolis 9,2% dos que tomaram a primeira dose não voltaram para a segunda . Mas pode ser ainda pior dada a quantidade de gente que não tomou nem a primeira imunização. Todo mundo aqui conhece alguém que se recusou, não é verdade?

    Ambulantes

    Ainda que todos tenham que garantir o pão de cada dia o comerciante ficou decepcionado com falta de fiscalização do comércio ambulante não legalizado às vésperas do Dia dos Pais, em especial, no sábado. Tinha de tudo sendo vendido, até sapato, isso exposto nas calçadas.

    50 anos

    O Elos Club de Petrópolis está completando 50 anos. E a data vai ser celebrada nesta quinta, às 19h30, na Casa de Portugal, onde será inaugurado o novo espaço da entidade, presida por Marly Baffa.

    E Ana Sutter clicou este amanhecer no Obelisco, imagens que o inverno nos proporciona.

    Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br     

    Últimas