A Secretaria de Estado de Saúde (SES) informou que recebeu às vésperas do Natal 57 mil doses de vacinas contra a gripe cedidas pelo estado do Acre. Municípios do interior foram orientados a buscarem as doses no Rio. Até esta segunda-feira(27), petropolitanos ainda aguardavam a chegada dos imunizantes nos postos da cidade.
A Secretaria de Estado de Saúde informou que os 91 municípios (exceto a capital) foram avisados para retirar suas doses da vacina contra a Influenza no último dia 24 na Coordenação Geral de Armazenagem (CGA), no Rio de Janeiro. Segundo a SES, um plantão foi acionado exclusivamente para atender aos municípios.
Sem vacinas nos postos de saúde de Petrópolis, os moradores da cidade aguardam a chegada de nova remessa. Como é o caso de Flávia Teichert, de 47 anos. Ela esteve na manhã desta segunda (27) na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Itaipava, juntamente com o marido, em busca da vacina, mas sem sucesso.
“Primeiramente perguntamos no posto de vacinação do parque (de exposições), mas nos informaram que ali apenas de Covid-19, e que fossemos a um posto”, contou. Na UBS, a informação dada era de que eles procurassem outra unidade.
A última remessa da vacina contra a Influenza recebida pelo município foi em 15 de dezembro, no entanto, as 2.200 doses acabaram rapidamente.
Em relação às novas doses já disponibilizadas pelo Estado, até o fechamento desta matéria, a Prefeitura de Petrópolis não informou quando estarão disponíveis nos postos da cidade.