Sem transporte escolar, crianças da Posse não retornam às aulas nesta segunda
Estudantes que moram em áreas rurais no distrito da Posse não puderam voltar às aulas nesta segunda (14). Eles dependem dos ônibus escolares que são fornecidos pela Secretaria de Educação por morarem em área de difícil acesso, onde não há transporte público coletivo. No entanto, o serviço está suspenso. No ano passado, a prefeitura comprou 16 novos ônibus por meio do programa federal Caminhos da Escola. A Prefeitura informou que até quarta (16) o problema estará resolvido.
O serviço de transporte escolar para os estudantes das áreas rurais Brejal, Albertos e Jurity é oferecido pelo município há 25 anos. Os alunos dessas regiões estudam em três escolas da rede municipal, a Arnaldo Dyckerhoff, Avelino de Carvalho e Antônio José de Lima. Cada uma delas tinha um ônibus escolar que buscava e levava os alunos em casa para poderem estudar.
Mãe de aluno, Ana Lucia de Moraes mora há três quilômetros de distância da escola. Ela foi pega de surpresa ao ser comunicada que neste início do ano letivo, não teria o ônibus. “Eu moro a três quilômetros da escola, mas tem criança que mora há 10 quilômetros. Como essas crianças vão estudar?”, questionou.
Segundo ela, os ônibus realocados em escolas do centro da Posse, que fica em área urbana, deixando as crianças da área rural sem possibilidade de estudar.
Prefeitura diz que contrato acabou
Por meio da Assessoria de Imprensa, a Secretaria de Educação informou que quando a atual gestão assumiu, no dia 18 de dezembro de 2021, não havia contrato vigente para atender os alunos das escolas em áreas de difícil acesso. Uma licitação foi aberta e ainda está em curso. Para atender esses alunos, um contrato emergencial está sendo elaborado. A previsão é que até quarta-feira, dia 16, esses alunos da região do Brejal, no distrito da Posse, sejam atendidos.
Além desse contrato, a secretaria conta com outros 48 ônibus do programa Caminhos da Escola para atender os alunos que moram em regiões de difícil acesso. Alguns desses veículos precisam de manutenção. Quando a atual gestão assumiu também não encontrou um contrato de manutenção vigente. O contrato com a empresa que fazia o serviço foi prorrogado e a manutenção desses veículos já está sendo feita.
A Secretaria de Educação ressalta que está empenhada em garantir o transporte desses alunos o mais rápido possível nesse retorno às aulas presenciais.
16 ônibus novos em 2021
No ano passado, a Secretaria de Educação adquiriu 16 novos ônibus novos com recursos próprios por meio de ata de adesão à ata de compra do FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, por meio do programa Caminho da Escola. Os veículos adquiridos, com tração 4X4, possuem padrão de acessibilidade, com elevador para cadeirantes e cintos de segurança e capacidade para 35 passageiros.