• Sem regulamentação, serviço de mototáxi cresce em Petrópolis

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 16/04/2023 03:16

    Chegou a ser aprovado em primeira discussão, mas não entrou mais na pauta da Câmara de Vereadores para a votação definitiva, a regulamentação do serviço de mototáxi na cidade. Nossas autoridades legislativas e executivas deixaram de lado a importante matéria. E o mototáxi tá se expandindo na cidade e não apenas pelos serviços de transporte por aplicativos. Um dos meios mais fáceis (e baratos) de contratar uma viagem é por grupos de Whatsapp. E existem grupos organizados por bairros.

    Concorrência

    Mais em conta que as corridas de carro por aplicativo, o mototáxi é varrido para debaixo do tapete pela pressão do sistema de ônibus existente. A regulamentação poderia acarretar um ‘boom’ de oferta. Da mesma forma que ninguém, com a caneta na mão, defende a volta das vans que existiam até 2010 em algumas comunidades.  Mas, diferentes das vans que chamam muito mais a atenção e ficam sujeitas à fiscalização, o mototáxi tem a chance de se consolidar discretamente.

    O retorno

    E a presidente do Instituto Municipal de Cultura usou as redes sociais para comentar sua nomeação como representante da extinta Fundação de Cultura. Diana Iliescu disse que o encerramento da autarquia foi feita de forma incompleta pela gestão Rossi e por isso assume a Fundação para dar baixa nas pendências. Mas ela deixa claro que a Cultura sendo gerida por uma autarquia tem mais possibilidades de captar recursos. De qualquer forma, se essa for a ideia, de reverter a pasta para fundação, vai ter que passar pela Câmara de Vereadores.

    O espetáculo “Lasanha e Ravioli em Cinderela”, é a atração de hoje, às 16h, no novo Centro Cultural do Quitandinha.

    Tic-tac

    Começou a contagem regressiva de um mês para que a prefeitura decida se reajusta a tarifa dos ônibus ou se mata o pedido das empresas no peito e subsidia a diferença. Hoje, o subsídio já é de R$ 2,8 milhões ao mês.

    Outro assuntos

    Eis que o Conselho Municipal de Trânsito se reuniu na terça-feira. Na pauta, os primeiros relatórios do estudo de R$ 875 mil sobre a mobilidade urbana da cidade feita pela Coppe/UFRJ, melhorias do programa Nosso Bairro no Independência e Alto da Serra e mudanças nos ônibus do Morin. Sobre reajuste dos ônibus não falaram nada, não.

    Ladeira abaixo

    O ‘Midas ao contrário da política petropolitana’, segundo os piadistas de plantão, fez o Nescau ficar ralinho e agora vai colocar sal na carreira do Toddynho. Pessoal comprou balde de pipoca para assistir.

    Eu, hein!

    Vereadores e empresários do setor que deram uma olhada no Plano Diretor de Turismo sentiram falta de uma porção de coisas que deixaram de ser contempladas no estudo. Faltaram itens como turismo religioso, esportivo, de negócios. Ué, gente? Mas esse plano prevê o que, então?

    Barrado no baile

    Mas então o vereador Fred Procópio foi barrado na Escola Fábrica do Saber? Disse a diretora lá que vereador só pode entrar com autorização da Secretaria de Educação. Mas será que é desconhecimento da lei que assegura acesso do parlamentar a qualquer espaço público? Saudades do falecido Paulo Igor. Uma vez foi barrado na UPA Centro, chamou a polícia e entrou… Deu uma repercussão e tanto e teria sido melhor ter franqueado seu acesso sem alarde…

    Gentleman

    Olha, finalmente o vereador Ronaldo Ramos, hoje Secretário de Obras, ganhou um concorrente à altura. Que gentleman é Marcelo Chitão. Até mesmo quando vai dar um passa fora em seus pares, o cara faz com tanta elegância, mas tanta elegância, que não cabe nem resposta. É só mesmo abaixar a cabeça e se calar para passar menos vergonha.

    O vereador Hingo Hammes aproveitou a inauguração do Centro Cultural do Quitandinha para tietar a chef do Q Bistrô, Andressa Cabral, uma das maiores referências do setor, aqui acompanhada do marido, Fernando. Também posou para a foto o empresário Germano Valente.

    Parceria Cefet/Garde

    O Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet) e a Associação Global para Resiliência, Redução do Risco de Desastres e Meio Ambiente (Garde) assinaram um termo de cooperação técnica em março e vão apresentar sua nova parceria e suas futuras ações no dia 26, às 14h30, no Salão Nobre do Cefet Petrópolis.

    Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

    Últimas