• Após deixar prédio histórico sem obras há mais de dez anos e em estado de abandono, Correios vão alienar espaço

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 14/06/2021 17:06
    Por Luana Motta

    No coração do Centro Histórico, o prédio onde funciona a agência principal dos Correios presta um serviço à população e é um dos pontos turísticos mais importantes da cidade. Em péssimas condições de conservação, o imóvel é objeto de uma ação civil pública do Ministério Público Federal, além de acumular notificações do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac). Recentemente, os Correios anunciaram que o prédio entrou para o rol de bens da empresa que serão alienados.

    O imóvel está há mais de 10 anos sem receber obras. Em 2018, a entrada principal que dá acesso ao saguão foi fechada por causa do vazamento no telhado. Por mais de um ano o atendimento vinha sendo feito nos fundos do prédio. No ano passado, a entrada principal foi parcialmente aberta. Mas nenhum tipo de reparo foi feito.

    O Inepac vem desde 2008 notificando a empresa em relação às más condições de conservação do imóvel tombado, e o caso foi, então, levado ao MPF. O Inepac informou que “o bem é de grande importância histórica e arquitetônica, mas sua manutenção é de inteira responsabilidade do proprietário. O Inepac ainda aguarda uma resposta dos Correios com relação às providências que serão tomadas”.

    Os Correios disseram que o imóvel não foi reformado e encontra-se ocioso. A agência Petrópolis, que funciona no prédio, será realocada para outro endereço, que será divulgado junto ao edital de alienação. A empresa não precisou quando será a publicação.

    Últimas