• Sem planejamento, Saúde adia testagem de covid-19 nas unidades básicas

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 18/06/2020 17:12

    A Prefeitura adiou a ampliação da testagem para a detecção do novo coronavírus nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), prevista para a próxima segunda-feira. O adiamento ocorreu depois que a pasta percebeu a necessidade de planejar a distribuição e aplicação dos testes, além de treinar as equipes. Por enquanto não há previsão de quando as unidades disponibilizarão o teste, que atualmente é oferecido nos pontos de apoio montados nas UPAs do Centro e de Itaipava.

    As 200 vagas para realização do teste rápido que será oferecido em um drive thru no próximo sábado, dia 20, também já se esgotaram. O cadastro foi aberto nessa quinta-feira e, em poucas horas, não havia mais vagas. Os testes que serão realizados no drive thru serão feitos em pacientes específicos, que tenham apresentado os sintomas da doença há, pelo menos, 30 dias. O objetivo é fazer o mapeamento e controle dos infectados e suas famílias.

    De acordo com a Secretaria de Saúde, as pessoas que estão com sintomas fortes e persistentes por pelo menos 7 dias devem continuar buscando o atendimento no posto montado na UPA Centro e em Itaipava, para que sejam encaminhadas para o tratamento adequado. Ao todo, o município tem 15.920 mil testes. Foram 9.920 mil testes rápidos enviados pelo Governo do Estado e outros 6 mil adquiridos da China pela Prefeitura.

    Leia também:

    MPE e MPF querem que Prefeitura apresente protocolos para testagem de Covid-19

    Município cria nota técnica para evitar superlotação nos ônibus durante flexibilização

    Últimas