• Sem energia e sem passagem: moradores da Estrada do Ribeirão Grande, em Itaipava, ficam ilhados após chuva dessa quarta-feira 

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 16/02/2023 12:28
    Por Helen Salgado

    A chuva dessa quarta-feira (15), causou estragos em todo o município, principalmente no distrito de Itaipava, que registrou o terceiro maior índice pluviométrico de toda a cidade (55,7 mm). Os moradores da Estrada do Ribeirão Grande, no km 57 da BR-040, na altura de Itaipava, estão ilhados e sem energia elétrica. Isso porque, na comunidade, surgiram crateras e enormes buracos que impossibilitam a passagem de veículos. 

    Foto: Divulgação

    A rua já necessita de manutenções há anos. No entanto, mesmo após inúmeras solicitações, nada foi feito pela região. Agora, com as fortes chuvas de verão, os moradores precisam lidar com a estrada completamente esburacada. 

    Ricardo mora no Ribeirão Grande, na parte mais alta, há pelo menos doze anos. Ele lembra que, no ano passado, não houve manutenção da estrada e que não foi por falta de solicitações dos moradores. “Segundo a Secretaria de Obras, não havia maquinário, nem material para dispor”, conta. 

    Foto: Divulgação

    Na semana passada, ele próprio esteve presente, mais uma vez, na secretaria, e para a sua surpresa, foi informado que as equipes sabiam das condições ruins da estrada, mas que não tinham máquina, nem material para realizar o serviço. 

    Na terça-feira (14), com outros moradores, Sérgio fez um mutirão para tentar tampar os buracos maiores. No fim do dia, houve uma chuva extremamente forte que destruiu todo o trabalho executado e piorou as condições da estrada. 

    Ele explica que há quatro pontos críticos na comunidade que dificultam o acesso à região. A cratera que se abriu chega a mais de três metros de profundidade. Por isso, não passam carros pelo local. Além disso, galhos e árvores caíram em vários trechos da via. Uma delas, atingiu toda a fiação elétrica e interrompeu o fornecimento de luz aos moradores.

    Hugo Leonardo, também morador da região, conta que o problema já aconteceu há dois anos na comunidade. Na ocasião, os moradores também ficaram sem acesso devido à falta de manutenção viária no bairro. 

    A Enel Distribuição Rio informou que já mobilizou equipes para realizar os reparos necessários para restabelecer o fornecimento de energia na Estrada do Ribeirão Grande, em Itaipava. A distribuidora destacou ainda que o município de Petrópolis foi atingido na noite de quarta-feira (15) por fortes chuvas, associadas a ventos e descargas atmosféricas, que provocaram interrupção do fornecimento para alguns clientes. 

    As localidades mais afetadas foram: Itaipava, Posse, Brejal, Cascatinha, Quitandinha, Siméria, Saldanha Marinho, São Sebastião, Serra da Estrela, Alto da Serra, Vale das Videiras e Fazenda Inglesa. A Enel Rio está atuando em todo o município para tentar normalizar os serviços para os clientes afetados o mais breve possível.

    Já a Prefeitura de Petrópolis informou que equipes da Secretaria de Obras e da Comdep já estão no local para fazer as melhorias e abrir o acesso para os moradores.

    Últimas