• Sem dinheiro, Dnit não dá previsão para início das obras na Estrada União e Indústria

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  • 22/02/2020 12:48

    Sem recursos previstos no orçamento, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) não tem previsão de quando a obra de reforma da Estrada União e Indústria, em um trecho de 25 km, entre a Avenida Barão do Rio Branco e o distrito de Pedro do Rio, vai começar. No ano passado, o Dnit concluiu a licitação, mas devido à falta de verba do governo federal, a instituição não pode autorizar a empresa vencedora a iniciar as intervenções.

    A informação sobre a falta de recurso foi dada pelo próprio Dnit à Prefeitura no início do mês. “Estamos sempre em contato com eles para acompanhar todo o processo. O que nos foi informado é que eles aguardam a abertura do orçamento de 2020 para a assinatura do contrato e início das obras”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Fiorini. 

    Para o secretário, a falta de recursos é motivo de preocupação, principalmente pelo alto valor das intervenções. “A obra representa boa parte do orçamento total do Dnit e isso é uma preocupação. Como a obra tem um prazo de 24 meses para ficar pronta, acredito que o Dnit poderá ir liberando o dinheiro em lotes, o que vai facilitar na questão dos recursos”, pontuou Fiorini.

    O projeto prevê a sinalização de todo o trecho, além de obras de contenção e drenagem, a implantação de rotatórias, a revitalização de pontos de ônibus e a recuperação de toda pavimentação. Entre as principais intervenções estão melhorias na entrada de Pedro do Rio, com ampliação dos canteiros e nova sinalização, e também no acesso à União e Indústria pela comunidade chamada Arranha Céu, na BR-040. Neste ponto, estão previstas a ampliação da via e sinalização.

    A ordem para o início das obras de recuperação da Estrada União e Indústria vem se arrastando há mais de 10 anos. Uma ação civil pública proposta em 2008 pelo Ministério Público Federal (MPF) condenou o Dnit a realizar as intervenções, o que até hoje não aconteceu, gerando uma multa de R$ 14 milhões ao órgão. Em 2011, um projeto chegou a ser elaborado, mas não saiu do papel. Em 2016, uma licitação foi feita, mas a empresa vencedora abriu mão do contrato e a segunda colocada não se interessou na obra. 

    Após anos de abandono, o Dnit publicou um novo edital de licitação em julho do ano passado, depois de confirmar recursos orçamentários para a obra. Em setembro, a empresa Santa Luzia Engenharia e Construções LTDA foi confirmada a vencedora do pregão e o resultado foi homologado em novembro. 

    “Estamos nos esforçando ao máximo para que a obra comece e esse projeto ande. O Ministério Público Federal também vem acompanhando essa situação. Continuamos cobrando e pedindo reuniões com o Dnit para tratarmos do assunto”, concluiu o secretário de Desenvolvimento Econômico.

    A União e Indústria é o principal acesso aos distritos e foi a primeira rodovia macadamizada da América Latina (processo de pavimentação pré-asfáltico, que envolvia o assentamento de sucessivas camadas de pedras e saibro, compactadas por rolo compressor). Em junho, a estrada completa 159 anos de fundação. Por muitos anos, a via foi a única opção de acesso de quem vinha do Rio de Janeiro em direção a outros estados, como Minas Gerais e Brasília, por exemplo.

     

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