• Sem chuvas há mais de 60 dias em quatro distritos, Defesa Civil alerta para alto risco de incêndio em vegetação

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 07/07/2022 18:51
    Por Redação/ Tribuna de Petrópolis

    No Boletim de Risco de Incêndio em Vegetação divulgado nesta quinta-feira (7), pela Secretaria de Defesa Civil, há índice muito alto para o risco de ocorrência de queimadas pelos 2º, 3º, 4º e 5º distritos – que compreende as regiões de Cascatinha a Pedro do Rio. As regiões do segundo e terceiro distrito, completam 64 dias sem chuva e no quarto e quinto distrito, não chove há mais de 80 dias. A previsão é que essa condição se mantenha para os próximos dias.

    Desde o mês de maio, o Corpo de Bombeiros registrou 35 focos de incêndio em vegetação. Desses, um ocorreu em área de preservação ambiental, que foi o caso do incêndio registrado em Corrêas no último fim de semana. 

    Nesta época, as áreas entre o Cascatinha até Pedro do Rio, regiões mais secas da cidade, são as que mais sofrem com os incêndios, tendo em vista a previsão de baixa umidade relativa do ar associado ao longo período sem registro de chuva. 

    De acordo com a Defesa Civil, as equipes seguem fazendo Rondas Preventivas e reforçam as orientações para a população. Neste período de estiagem – que começa entre maio e junho, podendo se estender até meados de outubro – algumas das recomendações é para que a população não realize a queima de lixo e nem use a prática para a limpeza de terrenos com utilização de fogo; não solte balões; não jogue guimba de cigarro acesa em área de vegetação, como na margem de rodovias. 

    “Este é um período do ano com menor índice pluviométrico na cidade, pois nesta época, a atuação de uma massa de ar seco sobre a Região Sudeste do Brasil favorece as condições de tempo estáveis no município na maior parte do tempo”, destacou a meteorologista da Defesa Civil, Hana Carolina Silveira.

    A Defesa Civil orienta que, em caso de identificação de foco de incêndio, a população ligue para o 193 – Corpo de Bombeiro e 199 – Defesa Civil. A Prefeitura também oferece serviço para a retirada do lixo verde, que pode ser solicitada a COMDEP, por meio do Disque Entulho, pelo número 2243-7822.

    Últimas