Sem chuvas há mais de 60 dias em quatro distritos, Defesa Civil alerta para alto risco de incêndio em vegetação
No Boletim de Risco de Incêndio em Vegetação divulgado nesta quinta-feira (7), pela Secretaria de Defesa Civil, há índice muito alto para o risco de ocorrência de queimadas pelos 2º, 3º, 4º e 5º distritos – que compreende as regiões de Cascatinha a Pedro do Rio. As regiões do segundo e terceiro distrito, completam 64 dias sem chuva e no quarto e quinto distrito, não chove há mais de 80 dias. A previsão é que essa condição se mantenha para os próximos dias.
Desde o mês de maio, o Corpo de Bombeiros registrou 35 focos de incêndio em vegetação. Desses, um ocorreu em área de preservação ambiental, que foi o caso do incêndio registrado em Corrêas no último fim de semana.
Nesta época, as áreas entre o Cascatinha até Pedro do Rio, regiões mais secas da cidade, são as que mais sofrem com os incêndios, tendo em vista a previsão de baixa umidade relativa do ar associado ao longo período sem registro de chuva.
De acordo com a Defesa Civil, as equipes seguem fazendo Rondas Preventivas e reforçam as orientações para a população. Neste período de estiagem – que começa entre maio e junho, podendo se estender até meados de outubro – algumas das recomendações é para que a população não realize a queima de lixo e nem use a prática para a limpeza de terrenos com utilização de fogo; não solte balões; não jogue guimba de cigarro acesa em área de vegetação, como na margem de rodovias.
“Este é um período do ano com menor índice pluviométrico na cidade, pois nesta época, a atuação de uma massa de ar seco sobre a Região Sudeste do Brasil favorece as condições de tempo estáveis no município na maior parte do tempo”, destacou a meteorologista da Defesa Civil, Hana Carolina Silveira.
A Defesa Civil orienta que, em caso de identificação de foco de incêndio, a população ligue para o 193 – Corpo de Bombeiro e 199 – Defesa Civil. A Prefeitura também oferece serviço para a retirada do lixo verde, que pode ser solicitada a COMDEP, por meio do Disque Entulho, pelo número 2243-7822.