• Sem agendamento e sem informações: pacientes acamados encontram dificuldades para receber a dose de reforço

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 05/10/2021 20:17
    Por Luana Motta

    Familiares de idosos acamados estão encontrando dificuldade para ter informações sobre a aplicação da dose de reforço da vacina contra a covid-19. A Secretaria de Saúde havia informado que os idosos acima de 80 anos não precisavam fazer o cadastro para a receber a dose de reforço – bastaria ir a um dos pontos de vacinação indicados pela secretaria. Nesta terça-feira (5), a Secretaria anunciou a ampliação da dose de reforço para o público acima de 60 anos, dessa vez, com a necessidade de cadastro e agendamento prévio no site. Sobre os acamados, não há informação se precisam ou não fazer o cadastro. 

    A Secretaria de Saúde afirma que as equipes do Serviço de Atendimento Domiciliar e da Divisão de Imunização da Secretaria de Saúde estão visitando os idosos acamados que já completaram o esquema vacinal, mas na prática, as famílias dizem que estão no escuro. 

    O familiar de uma idosa, de 91 anos, que mora em Itaipava, disse que está desde o dia 13 de setembro ligando para o telefone disponibilizado pela SMS ( 2233-2674) para fazer o agendamento, e não consegue retorno. Quando ligou para a UBS Itaipava – unidade mais próxima de sua casa – foi informado que a equipe não recebeu orientação para a vacinação de idosos acamados.  

    “Até hoje, 05 de outubro, decorrido mais de 1 mês do 1º noticiário, minha sogra, de 91 anos, acamada com inúmeras comorbidades e após mais de 6 meses vacinada com a 2ª dose da vacina, ainda não foi contemplada com a 3ª dose e não consigo saber de nenhum SAD, PSF ou setor de vacinação da SMS qual a previsão disto ocorrer”, disse o genro da idosa.

    O governo interino anunciou no dia 12 de setembro a aplicação da dose de reforço da vacina contra a covid-19 para idosos com mais de 90 anos, inclusive os acamados. E no dia 17 de setembro a ampliação para idosos com mais de 80 anos, também sem a necessidade do cadastramento. E no dia 29 de setembro, foi anunciada a ampliação para o público com 70 a 79 anos, para estes, segundo a Secretaria de Saúde, era necessário que fosse feito o agendamento em função do grande número de idosos nesta faixa etária. E novamente não foi esclarecido se idosos acamados nesta faixa etária precisam fazer um novo cadastro. 

    A Tribuna questionou a Secretaria de Saúde sobre o cadastramento. Em resposta, a Secretaria não esclareceu se é necessário ou não fazer o agendamento para público, mas disse que “pacientes que até a conclusão do esquema vacinal não eram acamados e no momento precisam receber a dose de reforço em casa, devem entrar em contato com a Vigilância Epidemiológica pelo telefone: 2233-2674 para solicitar o reforço”.

    Segundo a Secretaria, 1.505 idosos acamados concluíram o esquema vacinal na cidade. E até o momento 207 idosos acamados receberam a dose de reforço. “No caso dos idosos, a aplicação da dose de reforço deve ser feita 180 dias (seis meses) após a data de conclusão do esquema vacinal, ou seja, a partir da aplicação da segunda dose ou da dose única da vacina. O cronograma para retorno das equipes às residências dos vacinados para a aplicação do reforço é feito considerando este prazo”, informou a Secretaria.  

    Últimas