• Sejam fiéis a Deus

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 28/02/2020 16:25

    No livro de Josué, capítulos 23 e 24, encontramos as últimas palavras de Josué ao povo de Israel. Após ter conduzido o povo de Israel na conquista da Terra Prometida após a morte de Moisés, Josué havia cumprido sua missão. Josué envelheceu e estava próximo à morte. Por isso, reúne o povo de Israel para dar-lhe sua última exortação. Essa exortação pode ser resumida em dois versículos: 

    “Se esforcem para obedecer fielmente a tudo o que está escrito no Livro da Lei de Moisés. Não desprezem nenhuma parte desta lei.” “Portanto, agora temam a Deus, o Senhor, sejam Seus servos sinceros e fiéis.” (Josué 23.6 e 24.14) 

    Diante destas palavras, o povo de Israel responde: “O que nós queremos é servir a Deus, o Senhor.” “Serviremos o Senhor, nosso Deus, e obedeceremos aos Seus mandamentos.” (Josué 24.21,24) Se formos olhar para a história do povo de Israel descrita no Antigo Testamento, esta disposição que eles demonstraram diante de Josué não foi mantida. Foi preciso que Deus inclusive enviasse profetas para chamar Israel de volta ao caminho do Senhor. 

    Se formos olhar para a história da humanidade desde Jesus Cristo até hoje, iremos constatar o mesmo. O novo povo de Deus sobre a terra, os cristãos, no início também demonstraram esta disposição de obedecer os mandamentos divinos e servir a Jesus. Muitos foram os primeiros cristãos que morreram por causa deste compromisso com Deus, com Jesus. Mas essa geração de cristãos passou. Depois, veio a aliança com o Império Romano. E tudo mudou. Os cristãos e a própria Igreja se desviaram do caminho de Deus. Novamente Deus enviou profetas para alertar o povo de Deus: Huss, Zwinglio, Lutero, Calvino, Wesley, entre outros. 

    O tempo passou e hoje temos uma gama tão grande de Igrejas em nosso país que ficamos desorientados. As próprias Igrejas novamente se desviaram do Evangelho e a fé cristã cai em descrédito junto às pessoas. Cresce o número de ateus. Cresce o número de pessoas que dizem crer em Deus, mas não participam de nenhuma Igreja porque não confiam mais nelas. 

    Como pastor da Igreja Luterana, fico triste com esta situação. As pessoas se perguntam: em quem confiar? Em que Igreja confiar? Qual Igreja busca ser fiel a Deus e seguir os ensinamentos de Jesus sem deturpar estes ensinamentos e sem ter intenções ocultas por parte de seus líderes? 

    Neste sentido, nossa Igreja Luterana é conhecida no Brasil por sua idoneidade, transparência, honestidade. Pela sua pregação coerente com sua ação. Por buscar ser fiel ao Evangelho. Evidentemente, há também problemas. Mas o que nos marca como Igreja Luterana é a constante busca pelo fiel seguimento àquilo que Deus, que Jesus nos deixou. 

    Sua Igreja é fiel a Deus, ao Evangelho? E você? Busca ser fiel? Busca seguir os ensinamentos de Deus, de Jesus? 

    Josué continua a convidar: “Portanto, agora temam a Deus, o Senhor, sejam Seus servos sinceros e fiéis.” 

    Conheça a Igreja Evangélica de Confissão Luterana em Petrópolis. Avenida Ipiranga, 346. Cultos todos os domingos às 09:00h. Tel. 24.2242-1703. 

    Últimas