• Seis meses depois do incêndio, a cidade não tem a frota total de ônibus nas ruas

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 07/11/2023 03:07

    Completa hoje seis meses do incêndio nas garagens das empresas de ônibus PetroIta e Cascatinha. Sem vítimas, felizmente, mas que deixou o sistema de transporte público, que já era ruim, ainda pior. Desde então, não se voltou às ruas com 100% da frota, que já não era mais de 100% desde a pandemia com a supressão de pelo menos 35 veículos vendidos com autorização da CPTrans. Hoje, a gente tem uma frota de ‘recuperados’, seminovos e os mais novos que circulam em empresas não deficitárias. E quem estava sofrendo agora tá em um perrengue danado depois do incêndio. Você conferiu aqui nas páginas de Cidade da Tribuna que um levantamento feito pelos membros do Conselho Municipal de Trânsito e Transportes (Comutran) houve nada menos do que 73 quebras de ônibus durante o mês de outubro.

    Sem conclusão

    Ainda se aguarda o laudo pericial da polícia para ter a certeza de foi um ato criminoso. A perícia contratada pela CPTrans disse que sim, mas os ônibus ainda estavam queimando no dia 09 de maio quando, tanto o sindicato que representa as empresas quanto a prefeitura, anunciavam que tinha sido proposital. Não era hora dessa investigação  ser concluída?  A gente lembra também que vai fazer dois meses que a Câmara de Vereadores anunciou – tardiamente – que iriam requisitar a perícia policial e que uma comissão especial seria formada especificamente para investigar o incêndio. Iam começar convocando os funcionários das empresas para depor.  E até agora, nada.

    Eu só quero chocolateeeee!

    E o Segurança Presente que estreou neste feriadão em Petrópolis baseado ali na Praça da Inconfidência entre essas primeiras autuações, deteve um homem que estaria roubando chocolates de uma loja.

    Reta final da terceira turma de capacitação de professores em xadrez escolar, em Pedro do Rio: serão 24 profissionais habilitados este ano para expandir a prática do xadrez na rede municipal de ensino, ampliando horizontes dos nossos estudantes. O projeto é conduzido pelo professor Ronaldo Yallouz.

    Avisa lá!

    E a Assembleia Legislativa do Estado instalou ontem, faltando 46 dias para o verão, a  Frente Parlamentar de Prevenção às Tragédias e em Defesa da Moradia Digna. Deve ser para obter algum projeto para o próximo  ano porque esse não dá mais. E reparem que é sempre assim: o assunto chuvas+risco+moradia, só ganha visibilidade em todas as esferas públicas às vésperas dos temporais. No nosso caso, a chuva forte começou já na semana passada.

    Vai chover denúncias

    E a prefeitura embargou uma construção irregular que, possivelmente seria uma loja, em Nogueira. A obra foi alvo de denúncias de vizinhos junto ao Núcleo de Fiscalização de Obras Particulares, hoje vinculado à Secretaria de Planejamento e Orçamento. Mas, quanta gente quer fazer uma denúncia e não sabe como? A prefeitura deveria divulgar como proceder em casos como esses.

    Vai transbordar

    Se o ex-controlador do município, Thiago Gibrail, saiu do governo sendo um poço de mágoas, a recente aprovação das contas da prefeitura de 2022 pelo Tribunal de Contas do Estado vai fazer esse poço transbordar. Ele atribuiu à sua atuação e dos servidores da secretaria que comandava a aprovação das contas, o que não foi mencionado pelo prefeito tendo em vista que eles brigaram. Thiago, que deixou o governo há pouco tempo, foi para redes sociais reclamar. Isso ainda não vai acabar bem.

    Santo Castro

    E o governador Cláudio Castro é mesmo um milagreiro. Em Petrópolis na semana passada, ressuscitou dois de uma vez só o vereador Dudu, que andava sumido e o ex-deputado estadual Marcus Vinicius Neskau que subiu até no palanque de Castro.

    A I Feira de Literatura e Culinária das Baixadas Litorâneas, que chega ao município de Silva Jardim, na sexta-feira,  com atividades ligadas ao universo literário e gastronômico da região, com programação gratuita, das 9h às 20h30, incluindo rodas de conversa, oficinas, workshop de culinária orgânica e apresentações culturais, de circo e show. De Petrópolis,  participa a jornalista e escritora Sonia Hirsch, autora de 21 livros relacionados aos temas da saúde, alimentação e bem-estar. 

    Ah, as dancinhas

    Até quando não tá dançando, Ramon Mello, o secretário de Administração, aparece viralizando no whatsapp. Desde que começou a fazer dancinha de TikTok nas redes sociais para comemorar feitos do governo, Ramon é lembrado em suas participações em debates da eleição de 2020 quando foi candidato e batia em Bomtempo – inclusive cara a cara. Todo dia alguém mete nas redes algum vídeo do ‘farinha do mesmo saco’. Se pudesse, Ramon desdançava…

    Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

    Últimas