• Seis meses depois de instituída, Comissão de Deputados sequer veio a Petrópolis

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 27/08/2022 03:07

    Criada no dia 25 de fevereiro, 10 dias após a primeira chuva da tragédia que marcou a cidade este ano, a Comissão Externa da Calamidade Pública de Petrópolis formada por deputados federais sequer fez uma visita oficial à cidade.  Até hoje foram realizadas três audiências e a comissão pediu documentos à prefeitura e aos governos estadual e federal. O objetivo era votar um relatório com pareceres e principalmente metas para serem cumpridas e evitar novas tragédias.

    Mais prazo

    Os deputados membros da comissão têm dito à imprensa nacional quando questionados que vêm atuando de forma individual, inclusive com visitas à cidade e listam as emendas com verbas destinadas. Porém, estão distantes em propor soluções preventivas.  Houve uma reunião aqui e ali, mas bem esvaziadas. 

    Sem prazo

    Questionada sobre como e quando daria continuidade ao trabalho, a Comissão não respondeu à Tribuna. A Comissão é formada por Daniel Silveira, Gurgel, Gutemberg Reis, Hugo Leal, Sóstenes Cavalcante, Glauber Braga, Marcelo Freixo, Talíria Petrone, Paulo Ganime e Jandira Feghali.

    Senado já votou relatório

    Já a Comissão do Senado, também sobre o mesmo tema, em dois meses apresentou um relatório de 188 páginas no dia 12 de maio com 95 recomendações.  Eles focam em reverter os estragos e medidas preventivas. As recomendações foram feitas à prefeitura, governo federal e estadual, ao próprio poder legislativo, à Caixa Econômica, a entidades que representam engenheiros e arquitetos e à Universidade Federal Fluminense.  Se serão colocadas em prática aí já é outra história.

    Polícia e MP agiram mais rápido

    E temos também nossa Comissão da Transparência, formada pela Câmara de Vereadores.  O relatório foi lido em plenário, mas aí deu-se a confusão das vaidades.  Vereadores tamparam numa discussão se seria votado naquele dia, quando seria votado e coisa e tal.  E ficaram de decidir uma sessão de votação essa semana.  Mas, neste ínterim teve a operação da polícia e ministério público que afastou Jamil Sabrá da presidência da CPTrans por suspeita de superfaturamento de contrato o que, até hoje, é a ação mais eficiente no período, em fiscalização de contratos emergenciais…

    Fala pra gente: consegue resistir a essa carinha? Então, vá ao Parque de Exposições hoje, das 10h às 15h e adote um amigo. A feira de adoção está sendo promovida pela Dog’s Heaven com apoio da prefeitura.

    Troca de assentos

    Você confere aqui nas páginas de Cidade da Tribuna a mudança no legislativo e no executivo.  Suplente de vereador pelo PSB, Léo França, presidente da Comdep, vai deixar o posto e assumir a vaga que será aberta por Ronaldo Ramos. O vereador vai ser nomeado Secretário de Obras, pasta que hoje está com Amir Schmidt que acumula ainda o cargo de secretário de Serviços, Ordem Pública e Segurança.  Vai ser uma primeira vez tanto para Ramos, que nunca foi do executivo, quanto para Léo França, que nunca foi vereador.

    007

    São nada menos que 22 candidatos a deputado estadual só no Estado do Rio que estão usando o final 007 como número de campanha. E um deles é daqui de Petrópolis. Atende pelo nome de Rossi. James, Rossi.  Mas, pelo que vimos na campanha eleitoral na tevê, ele tá meio vergonhoso quando fala o 007.

    Ambulantes

    Longe de a gente se meter na vida da prefeitura, mas qualquer medida contra o comércio ambulante irregular causa oposição da população, mesmo que seja só apreensão de mercadoria. E mesmo que sejam pessoas de outras cidades exploradas pelos donos das mercadorias que os colocam nas ruas da cidade recebendo apenas uma comissão porque é o que vem acontecendo. 

    O Hospital SMH – Beneficência Portuguesa de Petrópolis abraçou a campanha Agosto Dourado e realizou ações com as mamães e bebês durante todo o mês. Com o objetivo de fortalecer e incentivar o aleitamento materno, os profissionais dos setores de enfermagem, obstetrícia, maternidade e pediatria orientaram e acompanharam as pacientes. Na foto, mamãe e bebê recebem o carinho das enfermeiras Cíntia Depoli e Aline Lemos.

    Chá Rosa

    Já estão à venda os ingressos para a edição 2022 do Chá Rosa, promovido pela Associação Petropolitana de Pacientes Oncológicos.  Este ano, o evento vem com gostinho especial, já que volta a ser presencial, depois de dois anos sendo realizado na modalidade delivery, por conta da pandemia da covid-19. O encontro está marcado para 22 de setembro, no Centro Educacional Terra Santa, às 15h.  Você confere como garantir seus ingressos nas redes sociais da APPO.

    Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

    Últimas