• Seis meses de governo interino e palanques eleitorais que não foram desmontados

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 16/05/2021 02:00

    Mês que vem já iremos chegar a 180 dias de uma gestão interina e nem sinal de resolver o imbróglio da situação de Rubens Bomtempo – ainda que esta semana tenha havido algumas movimentações nas rescisórias impetradas no Tribunal de Justiça – ficando em suspenso se teremos eleições suplementares. E se tiver, não rola antes de setembro como vaticinou gente experiente no assunto ainda no ano passado.

    Candidatos mantêm ‘campanhas’

    Com a situação em suspenso sobre uma eleição suplementar o que muito atrapalha a cidade são os palanques montados desde a eleição de 2020. Na verdade, nem chegaram a ser desmontados. E cada um que almeja concorrer faz uso de suas atribuições públicas – na maioria das vezes entre os que têm – para evidenciar suas qualidades. Os que deveriam estar criticando também pisam no freio, porque temem se envolver. E assim, tudo vai ficando em cima do muro e a cidade parada sem planejar um futuro nem em médio prazo.

    E a auditoria?

    Dia 27 de janeiro, na primeira e única coletiva de imprensa que foi convocada para um balanço de seus primeiros dias, o prefeito interino anunciou que seria feita uma auditoria externa no Serviço Autônomo do Hospital Alcides Carneiro (Sehac). E só. Nunca mais se tocou no assunto, nem deu qualquer satisfação.

    Senador

    E o deputado federal Daniel Silveira pode ser candidato a senador em 2022 pelo PTB de Roberto Jefferson. Ele chegou a ser anunciado pelo próprio Jefferson como filiado ao partido, mas se fizesse essa mudança poderia perder o mandato por infidelidade partidária. Deve aguardar a brecha legal de mudança de partido para sacramentar.  Se confirmar, pode concorrer com o prefeito de Duque de Caxias, Washington Reis, o deputado federal Alessandro Molon  e o presidente da OAB, Felipe Santa Cruz.

    Novas alianças

    Com o prefeito Eduardo Paes deixando o DEM rumo ao PSD a legenda petropolitana cujo principal nome é do prefeito interino Hingo Hammes pode se aproximar do PSL de Elias Montes. Seria uma tentativa para sobreviver na disputa eleitoral de uma eleição suplementar.

    Pensa nisso…

    Quinta-feira, início da noite, Petrópolis bateu 14 graus. E olha que o inverno só começa dia 21 de junho.  Imagina quando chegar mesmo a estação mais fria do ano? Estaremos ferrados mesmo. Agora, reparem que neste frio só rola andar de ônibus com janela fechada. Ônibus lotados. E estamos em pandemia.

    Aquele tempinho típico de inverno que, este ano, chegou bem cedo, em pleno outono. Foto de Henry Kappaun.

    Eureka!

    E s vereadores descobriram de quem é a responsabilidade pelas coisas que não andam no governo interino: “a culpa é da equipe que está cheia de gente de Bernardo Rossi e por isso que as coisas não funcionam. Não é culpa do prefeito interino Hingo Hammes”. Ué? Mas não é Hingo Hammes que nomeia os cargos?

    Sem internet

    As contas são do Instituto de Pesquisa Econômica, o Ipea, que estima que pelo menos seis milhões de estudantes brasileiros, desde a pré-escola até a pós-graduação, não têm acesso à internet banda larga ou 3G/4G em casa e, consequentemente, não conseguem participar do ensino remoto. Em Petrópolis seriam 4,8 mil estudantes nesta situação. E a prefeitura diz que o ensino remoto aqui funciona e que agora, o ensino híbrido, com aulas presenciais e em casa vai funcionar.

    Contagem

    Petrópolis está há 132 dias sem prefeito eleito pelo povo.

    Estrutura deficiente

    Até agora só o Liceu Municipal ‘voltou’ às aulas e recebe uns 10 alunos por dia apenas no terceiro ano do Ensino Médio, o único liberado até o momento.  A escola reabriu sem gente suficiente de apoio e professores e teria dado um ruim caso os alunos tivessem mesmo comparecido em peso. Agora explica como liberar a retomada – ainda que em parte híbrida – sem ter organizado minimamente as escolas?  Até agora nem mesmo a licitação para a compra de álcool gel, tapetes sanitizadores e equipamentos de proteção individual, além de máscaras para os profissionais, no valor de R$ 386 mil, foi ainda finalizada.

    Esta pintura – uma das fotos mais lindas já feitas da cidade – leva a assinatura de Louis Perry.

    Galeria de fotos

    Tá difícil a Câmara de Vereadores atualizar as fotos dos ex-presidentes, parada desde Bernardo Rossi, na galeria que os homenageia, no Palácio Amarelo. Com o falecimento de Paulo Igor – que era impedido judicialmente de entrar no Palácio – já dá para inaugurar a sua foto. Mas ainda vem Roni Medeiros – também proibido de acessar o Palácio Amarelo. Maurinho Branco e Hingo Hammes que vêm na sequência, ainda terão de esperar uma solução.

    Adiamento

    Ainda não foi desta vez: a ampliação do setor de psiquiatria no Hospital Nelson de Sá Earp depende de uma licitação para obra que, mais uma vez, foi adiada. A nova data agora é dia 02 de junho.

    Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

    Últimas