• Seis meses após liberação e adiamento de dois festivais, governo interino cria protocolos para eventos-teste

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 22/10/2021 21:05
    Por Luana Motta

    Após dois grandes eventos adiados por falta de regulamentação, o prefeito interino Hingo Hammes anunciou que vai publicar um protocolo para a liberação dos eventos, com medidas sanitárias e obrigatoriedade da apresentação do “passaporte da vacina”.

    Leia também: Rock the Mountain anuncia nova data

    De acordo com os decretos de enfrentamento à covid-19 em vigor, a realização de eventos está permitida no município desde o dia 4 de abril, mas os protocolos só foram criados agora, seis meses depois, e devem ser publicados até o fim desta sexta-feira (22). 

    A medida foi anunciada após as matérias publicadas pela Tribuna sobre a falta de clareza na autorização e protocolos sanitários para a realização de eventos. De olho no Natal Imperial, previsto para ser realizado entre os dias 25 de novembro e 06 de janeiro de 2022, o prefeito interino e o secretário de saúde Aloísio Barbosa anunciaram o protocolo de liberação de eventos para até 3 mil pessoas, em ambiente ao ar livre. 

    Dois grandes eventos que estavam programados também ao ar livre, foram cancelados e adiados para o próximo ano. O primeiro que seria realizado neste sábado, dia 23, o Samba Itaipava, já estava vendendo ingressos e tinha expectativa de público de 2,5 mil pessoas. O show de pagode, promovido pela empresa Dois Entretenimento, do empresário Rodrigo Paiva, não tinha autorização da Prefeitura, e foi adiado para o ano que vem. 

    O segundo evento, Rock The Mountain, de porte ainda maior, anunciou nesta sexta-feira a nova data para a realização no próximo ano. Os shows estavam previstos para acontecer em novembro. E agora, foram adiados para abril de 2022. A produção decidiu pelo adiamento devido ao cenário de pandemia no município. 

    A Tribuna vem desde setembro questionando o governo interino sobre quais são os protocolos que devem ser adotados para a realização de eventos. No dia 17 de setembro, a Prefeitura informou que não havia proibição para eventos, mas sim de aglomeração. E que em relação aos pedidos de autorização “cada solicitação está sendo analisada individualmente, levando em conta o decreto em vigor no momento da realização”. Mas agora, o prefeito interino voltou atrás e optou pela regulamentação.

    A proibição dos eventos foi retirada em abril,  a partir do decreto nº 60, publicado no Diário Oficial do dia 04 de abril. O setor de eventos, que foi um dos que mais foi prejudicado pela pandemia de covid-19, recebeu pouco incentivo para retomada desde então. Mas com a possibilidade da realização do Natal Imperial 2021, evento que atraiu nas últimas edições presenciais cerca de 450 mil visitantes para a cidade, parece ter viabilizado a regulamentação. 

    No anúncio, o prefeito interino informou que o protocolo vinha sendo discutido junto à equipe técnica da saúde, que apontou a “possibilidade deste novo passo na flexibilização”. 

    Segundo a Prefeitura, a retomada será gradativa e deverá seguir recomendações que incluem a obrigatoriedade do uso de máscara (exceto durante o consumo) e comprovação do esquema vacinal completo contra a covid-19 ou, no caso de vacinação incompleta (com apenas a primeira dose), apresentação de teste negativo para o vírus. 

    Últimas