
Seis cidades do Rio de Janeiro registram recorde de calor; máxima em Niterói ultrapassou os 42ºC
Nessa segunda-feira (17), seis cidades do Estado do Rio de Janeiro registraram recorde de calor, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O município de Niterói, na Região Metropolitana, foi o mais quente do Brasil no dia, registrando 42,2ºC.
Além de Niterói, as outras cidades que bateram o recorde nas temperaturas foram Silva Jardim (42ºC); Rio de Janeiro/Marambaia (41,3ºC); Seropédica (41,1ºC); Duque de Caxias (40,3ºC); e Macaé (38,2ºC).
Nível 4 de calor
A cidade do Rio de Janeiro atingiu o nível 4 de calor, o segundo mais crítico definido pela Prefeitura, às 12h35 dessa segunda. De acordo com o serviço de meteorologia da administração municipal, há um sistema de alta pressão no oceano influenciando o tempo e aumentando as temperaturas na cidade.
O nível de calor 4 é acionado quando a temperatura fica entre 40°C a 44°C, com previsão de permanência ou aumento por, ao menos, três dias consecutivos. Em coletiva de imprensa no último domingo (16), o prefeito Eduardo Paes e outras autoridades municipais já haviam alertado que a cidade teria calor extremo esta semana.
Com o acionamento do nível 4, a prefeitura abriu 58 pontos de resfriamento, com áreas de sombra, pontos de hidratação e banheiros que podem ser utilizados livremente pela população em diversos bairros da cidade.
Os endereços estão disponíveis no aplicativo e no site do Centro de Operações e Resiliência da Prefeitura do Rio (COR).
Leia outras notícias sobre o Rio e região: