• Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 18/07/2022 01:18

    Sem alarde, a prefeitura transferiu para a administração do Sehac – o serviço que já gerencia o Hospital Alcides Carneiro – a Unidade de Pronto Atendimento 24h de Cascatinha, o Serviço de Pronto Atendimento da Posse e o Serviço de Pronto Atendimento de Pedro do Rio. Somam-se a esses, as três UPAs também, o que já tinha sido feito na gestão de Bernardo Rossi.  Significa que podem ser contratados médicos, enfermeiros e mais cargos pela CLT ao invés de concurso para servidores. E esses cargos com certeza recebem salários de ‘mercado’, maiores do que no setor público.

    Tudo igual

    Lembra que a gente falou aqui que, por conta de decisão judicial, a prefeitura precisa exonerar pelo menos 42 advogados?  A decisão é do Tribunal de Justiça do Rio que julgou inconstitucional cargos comissionados fazendo as vezes de procuradores. Mas, por enquanto, a prefeitura não procedeu com nenhuma exoneração.

    Distrito sepultado

    Com a redução do ICMS para todas as empresas de Petrópolis para 2%, o governo do Estado deu um importante passo– pelo menos o mais largo em mais de 40 anos – para melhorar a economia da cidade. De quebra, resolveu a vida da prefeitura que desde 2011 não conseguiu atrair uma única empresa para o Distrito Industrial da Posse, única área, até então, com alíquota diferenciada na cidade. Agora, o distrito foi sepultado para a alegria de secretários de Desenvolvimento Econômico, né Soares?

    Posse na APL

    Luciana Pereira dos Santos Cunha foi empossada sábado na Academia Petropolitana de Letras, sessão solene na Casa de Cláudio de Souza. A nova titular ocupa a Cadeira nº 17, patronímica de Tomás Antonio Gonzaga, em substituição ao pranteado acadêmico Durval Pércia Rabello. Luciana que está à frente da editora Literar e tem trabalho com poesias e crônicas, foi saudada pelo acadêmico Cleber Alves.

    Nova acadêmica na Associação Petropolitana de Letras, a empresária e escritora, Luciana Pereira dos Santos Cunha.

    Sem máscaras

    E mesmo com alta nos casos – e mortes por covid- e ainda uma pandemia de gripe na cidade, é grande a quantidade de gente viajando nos ônibus sem máscaras, apesar de haver um decreto do dia 06 de junho do prefeito Rubens Bomtempo restabelecendo o uso do acessório no transporte público e dependências da saúde.

    Eitaaaaa!

    Tudo bem que a gente tava – como todo petropolitano raiz – com saudades de uma boa polêmica, mas essa Bauernfest tá demais. É barraca destruída, é Palácio de Cristal com menos espaço, é quantidade menor de barracas, os tradicionais restaurantes germânicos que quase ficam de fora da festa. Chega, gente! Já tá bom de polêmica!

    Federais em risco

    Universidades e institutos de ensino federais correm o risco de paralisar serviços e pagamentos a partir de outubro. O problema é o corte de recursos que tirou R$ 12 milhões das instituições no orçamento deste ano. Em Petrópolis nós temos a Universidade Federal Fluminense (UFF) e o Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet).

    Até que enfim!

    Lentamente, os vereadores começam a se mover para saber como será o concurso público da Educação. Pressionados pelas entidades que representam a categoria, vão questionar, principalmente, porque muitas funções ficaram de fora do concurso e se esses cargos continuarão a ser preenchidos por contratos temporários.

    Situação comum em muitos lugares, esta é na Rua São Norberto, no Valparaíso, fundos do antigo Colégio São Vicente, caso de reboque e multa. Moradores de lá já reclamaram na CPTrans…

    Xiiiiii!

    E os ministérios públicos já sacaram que não existem agendas relevantes de agentes públicos nos dias que são marcadas reuniões e vistorias sobre as enchentes. Mesmo assim, secretários têm escalado apenas técnicos para esses encontros com os MPs.  O bicho vai pegar com isso também…

    Matosinhos

    E está de volta uma das festas mais concorridas da região, a de Bom Jesus de Matosinhos, que fica em Paraíba do Sul. Vai ser de 26 a 28 de agosto. E em ano eleitoral é aquela coisa: a gente tropeça nos candidatos.

    Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

    Últimas