• Segurança pública é a base para uma sociedade saudável

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 15/02/2021 15:13
    Por Elias Montes

    A construção para uma sociedade sadia é viver em uma cidade segura. A segurança pública é bases que permite o cidadão transitar sem preocupações no seu dia a dia, seja indo pra o trabalho, e principalmente no horário de lazer. Mesmo estando muito bem ranqueada no quesito segurança, em Petrópolis os números e estatísticas diárias preocupam.Homicídios, latrocínios… crimes incomuns na nossa terra, agora estão fazendo parte de nosso cotidiano. Fico questionando onde estamos errando, como podemos melhorar. E a maior pregunta de todas é: temos como propiciar segurança de qualidade para nossa amada cidade? Cremos que sim!

    Para termos um resultado rápido e eficaz devemos atuar com estratégia e ação integrada entre os órgãos de fiscalização: Polícias, Cptrans, Guarda Civil, Meio Ambiente, posturas… (Central de Comando e Controle). Segurança é um conjunto de ações integradas entre todos os órgãos fiscalizadores da administração.Pequenas contrariedades às leis e sem a devida repressão pelo estado/município geram a sensação de que “pode-se ir um pouco além…”

    Falar em eficiência na segurança pública também é pensar no binômio tecnologia e integração das forças.Ela é uma ferramenta de otimização de esforços que não pode ser desprezada. Auxilia o profissional para que tenha as informações necessárias na abordagem a fim de que seja a mais eficaz possível.Além de dar extrema celeridade e segurança na ação repressiva pelo agente, utiliza-se o aparato tecnológico, (câmeras, arquivo filmado, leitor OCR), tudo para auxiliar na persecução penal e/ou autuação administrativa.

    Em outro giro, a ação eficaz da fiscalização traz ao infrator a certeza da punição e por via reflexa o estímulo a não violar a regra.Pequenos delitos sem a fiscalização da administração pública são os embriões de delitos maiores. Essa omissão neste assunto custa muito caro para população.A cidade precisa de um “choque de ordem”. A segurança é uma sensação, e o povo petropolitano está sentindo falta desta sensação de segurança em sua própria cidade.

    Que o bom Deus olhe para terra de Pedro e nos abençoe!

    Últimas